20 de Agosto de 2013
FUMSSAR lança projeto pioneiro para distribuição de medicamentos
Para melhorar o acesso e otimizar o tratamento dos usuários de medicamentos de uso contínuo, a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa fará a entrega dos medicamentos de forma individualizada para cada paciente.
Este serviço será feito por uma Central de Distribuição onde os medicamentos serão entregues com a quantidade correta para 90 dias de tratamento, em embalagem personalizada, contendo metodologias e orientações farmacêuticas para melhorar a organização do tratamento no domicílio e melhorar a adesão ao mesmo. Em anexo a este pacote estará à receita médica para que o paciente tenha acesso aos medicamentos disponíveis de forma gratuita nas farmácias conveniadas com o programa “AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR”, atualmente existem 21 estabelecimentos atendendo em horários ampliados, inclusive sábados, domingos e feriados.
Os medicamentos são parte importante dos cuidados com a saúde. Com o predomínio de doenças crônicas na população que cada vez está vivendo mais, aumenta também o uso contínuo de medicamentos. Por isso, uma boa Assistência Farmacêutica é preocupação constante da FUMSSAR.
“Visando o benefício dos usuários, a FUMSSAR está fazendo essas mudanças no fornecimento dos medicamentos de uso contínuo. Na Central de Distribuição uma equipe de farmacêuticos e auxiliares de gestão vão separar os medicamentos de cada paciente cadastrado nos Postos de Saúde. Os cadastros de aproximadamente 10 mil pacientes serão informatizados na central, possibilitando uma gestão mais eficiente”, destaca a Coordenadora da Assistência Farmacêutica, Vanessa Boeira Flores.
Segundo o Presidente da FUMSSAR Dr. Luís Antônio Benvegnú, esse novo modelo de dispensação de medicamentos tem como vantagem ampliar o acesso da população aos mesmos, evitar a descontinuidade do tratamento e melhorar o gerenciamento dos estoques.
Em função da dificuldade de acesso, lista de medicamentos limitada, não inclusão de novos medicamentos e pouca procura pela população, juntamente com a implantação da Central de Distribuição, a FUMSSAR, com a aprovação do Conselho Municipal de Saúde, optou em descontinuar o convênio com a Farmácia Popular do Brasil. Desta maneira, os recursos humanos serão realocados para a Central de Distribuição de Medicamentos que funcionará com a Assistência Farmacêutica na Rua Santo Ângelo, 187.
A Central de Distribuição de Medicamentos é um projeto pioneiro no sistema de separação e distribuição para as Unidades de Saúde que têm como principal objetivo o melhor atendimento aos usuários do SUS e o fortalecimento da Rede Básica e Assistência Farmacêutica.