19 de Agosto de 2013
O Ceu Est
Com a obra iniciada em julho de 2012, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Bairro Cruzeiro está em pleno andamento em todas as suas etapas e cada vez mais próximo de ser entregue a comunidade. O objetivo do CEU, que tem previsão de ser inaugurado em novembro, é integrar num mesmo espaço físico programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

Durante este ano, diversos encontros já foram realizados com a comunidade através das oficinas de Mobilização Social que tiveram seu início no mês de abril com o mapeamento das lideranças, organizações sociais e comunitárias, empresas e serviços públicos do bairro e vilas de seu entorno. “A participação da comunidade está sendo muito importante para a construção e planejamento das atividades que serão desenvolvidas no Centro a partir da sua inauguração”, destaca o coordenador do CEU, José dos Santos.

O coordenador lembra ainda que o desafio em manter a vitalidade e sustentabilidade do local ao longo dos anos só poderá ser enfrentado com a participação da comunidade. Ou seja, a gestão do CEU deverá ser realizada pelo município de forma compartilhada com a comunidade, potencializando seu uso e sustentabilidade. “Para isso, está em plena atividade o Grupo Gestor formado por pessoas da comunidade local e por servidores da Administração Municipal que reúnem-se mensalmente para planejar ações futuras para o bom aproveitamento do empreendimento”, finaliza Santos.