16 de Agosto de 2013
Feira do Livro a todo vapor
Com a alegria estampada nos olhos centenas de crianças tem circulado avidamente pelas bancas da Feira do Livro de Santa Rosa. O frio e o vento, que teimam em dividir espaço com visitantes, livreiros e colaboradores da feira, não tem sido empecilho para que eles revirem os balcões em busca das obras desejadas. O Vale-livro, iniciativa do governo municipal que distribuiu um bônus de R$ 10,00 (dez reais) para cada estudante da rede pública municipal, é o responsável direto por este belo cenário.
O volume de comercialização das obras ofertadas é certamente o ponto alto desta que é a 9ª edição da Feira. O bom número de visitantes, a adequada infraestrutura, a atenção da mídia e a diversidade das atividades complementares são outros pontos positivos do evento. Não é a toa que tanto seu coordenador, Vitor Abreu, quanto o atual patrono, Clairto Martin, externam a todos sua satisfação com o evento.
Vale também destacar a passagem do poeta e animador cultural Mario Pirata, figura sempre instigante e inspiradora, que retomou uma antiga ligação com os apreciadores das letras santa-rosenses, semeada durante os tempos que o Sesc realizava suas feiras.
Hoje, sexta-feira, as atividades continuam intensas. O meio ambiente será tema de oficinas, audiovisuais e debates. Para o sábado, seu último dia, a Feira reserva mais uma série de lançamentos literários, sessão coletiva de autógrafos, a agitação artística de um mini Santa Arte e uma apresentação especial com o grupo teatral Mosaico Cultural, de Porto Alegre.
O Mosaico Cultural encenará Corsários Inversos, um espetáculo teatral para toda família sobre três piratas e sua epopeia em busca do mais valioso tesouro. Com poesia, música, teatro de bonecos e contação de estórias, no além mar da imaginação são revelados os maiores segredos da pirataria mundial: segredos escondidos atrás dos versos e das palavras. A peça inicia às16h.
A 9ª Feira do Livro de Santa Rosa encerra neste sábado, às18h.