18 de Julho de 2013
Prefeitura e FUMSSAR encaminham projeto para a construção de dois Centros de Atenção
Uma articulação entre a Prefeitura Municipal de Santa Rosa e a Fundação Municipal de Saúde garantiu a liberação de um espaço físico para a construção de dois Centros de Atenção Psicossocial - CAPS no município. A negociação efetivou uma área de propriedade da Prefeitura localizada no Residencial Esplanada. A planta do terreno foi apresentada e aprovada em reunião entre o vice-prefeito e presidente da FUMSSAR Luís Antônio Benvegnú, o secretário de Planejamento Carlos Nasi, a coordenadora do CAPS Adriane Soares Alpe e representantes da Fundação. Com a definição do terreno, a FUMSSAR pôde fazer o credenciamento do projeto no Ministério da Saúde para a aprovação e liberação da verba.

Desde 2008 a FUMSSAR conta com o CAPS Novo Rumo, que atende pessoas com sofrimento mental como esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão com risco de suicídio e demais transtornos mentais graves e persistentes que justifiquem um cuidado integral em saúde mental. Os usuários são encaminhadas de todas as unidades de saúde.

Conforme a coordenadora do CAPS, Adriana Alpe, o serviço atende cerca de 200 usuários e seus familiares, conta com uma equipe multiprofissional qualificada para o tratamento destes transtornos e possui diversas modalidades terapêuticas. “Cada usuário possui um plano terapêutico singular, que prevê atendimentos individuais e coletivos, com oficinas terapêuticas, acompanhamento do tratamento medicamentoso, visitas e atendimentos domiciliares, atendimento para a família, bem como atividades comunitárias e de reabilitação psicossocial”, explica a coordenadora.

Apesar de um trabalho consolidado o CAPS não conta com um prédio próprio, funcionando no Centro Social Urbano - CSU, localizado no Bairro Cruzeiro, dividindo o local com serviços como Unidade de Saúde, Serviço de Redução de Danos e Escola de Educação Infantil.

“A construção de um prédio próprio irá possibilitar a ampliação do número de usuários atendidos, qualificar as ações já existentes, bem como possibilitar o desenvolvimento de demais atividades que atualmente não são possíveis em função da restrita área física do serviço”, destaca Adriana.

Benvegnú comemorou o espaço para a realização da obra e conta que neste ano o município encaminhou a solicitação para a habilitação de um segundo CAPS, denominado Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas, ampliando assim a rede de cuidados em saúde mental. “Com a definição do terreno, a FUMSSAR estará credenciado junto ao Ministério da Saúde a proposta de construção dos dois prédios, um para cada CAPS. A perspectiva é que até outubro haja uma definição quanto a aprovação desta solicitação”, .

Atualmente é o Serviço de Redução de Danos da FUMSSAR que presta atendimento a adolescentes e adultos com uso abusivo/dependência de álcool e drogas. Com apenas um ano de funcionamento o serviço está se consolidando como referência no atendimento e conta com 288 usuários em acompanhamento. O serviço trabalha em rede com as unidades de saúde do município, poder judiciário, desenvolvimento social, hospitais gerais e comunidades terapêuticas.

O presidente da Fundação explica que a implantação do CAPS AD irá oferecer outras formas de cuidados, a nível ambulatorial e comunitário aos usuários de álcool e outras drogas. Além de possibilitar a ampliação da equipe de trabalho, aumento do número de usuários atendidos, qualificação do atendimento já prestado com a oferta de outras modalidades terapêuticas, fundamentais para o acompanhamento qualificado de usuário de álcool e outras drogas.

Segundo o secretário de planejamento, Carlos Nasi, toda a comunidade poderá fazer uso e se beneficiar com o local, que também contará com uma praça e área de lazer. A verba do Ministério da Saúde é de R$ 800 mil para cada CAPS, sendo um total de R$1 milhão e 600 mil para a construção dos dois prédios em Santa Rosa.