15 de Julho de 2013
Presidente do Banco do Povo visita a Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Na semana que passou, o presidente da Instituição Comunitária de Crédito - Banco do Povo, José Enedir Francisco, fez uma visita à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O secretário Fernando Borella e a diretora Rafaela Furtado Jarczewski, juntamente com o vereador Fernando Classmann recepcionaram o presidente. Na oportunidade, foram discutidas as ações atuais e também planejadas ações futuras para que mais operações do Programa Gaúcho de Microcrédito possam ser realizadas por meio da Prefeitura Municipal de Santa Rosa.

Na ocasião, José Enedir destacou que acredita no potencial de Santa Rosa e confia que o Programa Gaúcho de Microcrédito auxiliará no crescimento e desenvolvimento do município.

A Prefeitura de Santa Rosa disponibiliza o Programa Gaúcho de Microcrédito desde 2011. A finalidade desta ferramenta do governo do Estado é fortalecer e ampliar o microcrédito no RS em parceria com instituições financeiras, agentes de intermediação e instituições de microcrédito.

O programa faz a intermediação de recursos e a operacionalização de uma variedade de empréstimos direcionados a um público restrito, empreendedores formais ou informais, pessoas físicas e jurídicas, definido por sua baixa renda ou pelo seu ramo de negócios, que usualmente não tem acesso às formas convencionais de crédito.

O valor máximo da operação é de R$15 mil e o faturamento bruto anual da empresa não pode ultrapassar R$120 mil. A taxa de juros é de 0,407412% ao mês e o parcelamento pode ser feito em 12 vezes quando o valor concedido é para capital de giro e no máximo 24 vezes para quando o empréstimo é referente a investimentos.