19 de Junho de 2013
Prefeitura entrega à Câmara projeto que prevê passagem gratuita para estudantes
O vice-prefeito, no exercício do cargo de prefeito municipal, Luís Antônio Benvegnú, entregou formalmente à Câmara de Vereadores o projeto de lei que prevê passagem de ônibus gratuita para todos os estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Pós-médio, Técnico e Superior da rede pública e privada do município. O ato de entrega do projeto ao presidente do Legislativo, vereador Paulo Roberto dos Santos, foi realizado hoje, 19, pela manhã na presença de representantes de entidades educacionais, imprensa, vereadores e secretários de governo.
A primeira etapa do projeto prevê a isenção de 75% no valor da passagem até o final do ano e 100% gratuito a partir de 2014. O dinheiro, cerca de R$ 1,5 milhão, sairá dos cofres públicos. O presidente da Câmara afirmou que o projeto será analisado pelos vereadores e deve ser votado em julho, após o recesso legislativo. Paulinho também destacou o trabalho que vem sendo feito pelo governo municipal. Promessa de campanha do atual governo, o passe livre nos ônibus do sistema urbano inclui também estudantes dos ensinos superior e técnico da rede pública e privada e deverá valer a partir de agosto.

Benvegnú destacou que o custo para colocar o programa em prática será atendido pelos recursos da própria Secretaria de Educação. “Em janeiro iniciamos o processo a pedido do prefeito Vicini, mesmo sabendo que não havia recursos para esse fim no orçamento. Penso que, nenhuma criança e adolescente deve estar fora da escola, mas muitas famílias não têm condições de pagar transporte para seus filhos, e o nosso objetivo com esse projeto é justamente dar condições para que o dinheiro que os pais gastam com o transporte sirva para outros benefícios na família e isso garante também os filhos na escola”, complementa o vice-prefeito.

A medida, se aprovada pela Câmara de Vereadores, beneficiará inicialmente cerca de 1.500 alunos. Segundo a secretária de Educação, Ivete Corrêa, nos próximos dias será definindo como será o cadastro e os trâmites para o acesso ao benefício.