12 de Junho de 2013
Borella participa de audiência com vice-governador sobre Aeroportos Regionais
A Prefeitura Municipal de Santa Rosa, representada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Fernando Borella, participou da Mesa Redonda sobre investimentos em aeroportos e os subsídios para a aviação regional no interior do Rio Grande do Sul. A reunião aconteceu no dia 10 de junho na Assembleia Legislativa do Estado. O debate foi provocado pelo deputado federal Jerônimo Goergen, presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA).

Após a Mesa Redonda, os participantes foram recebidos no Palácio Piratini em audiência com o vice-governador do Estado, Beto Grill, onde foi apresentada as demandas oriundas da reunião entre os prefeitos, representantes dos municípios e deputados. Entre os pleitos entregues, está a articulação do Estado junto a presidente Dilma Rousseff para que os investimentos já anunciados pelo Governo Federal e destinados a aviação regional tenham o início de suas obras iniciadas ainda este ano.

Outra importante demanda foi a solicitação de estudo pela Secretaria Estadual de Fazenda visando reduzir o ICMS sobre a querosene, que é de 17% no Rio Grande do Sul, sendo que em Santa Catarina é 3%, tornando mais competitivo e viável o mercado da aviação no Estado. A querosene é o combustível usado na aviação e corresponde a 45% dos gastos das empresas aéreas.

Segundo Borella, o Governo Federal irá aplicar R$ 2,2 bilhões por ano, a partir de 2013, na construção, reforma e ampliação de 270 aeroportos regionais, sendo 15 do Rio Grande do Sul onde estima-se 300 milhões em investimentos. “Para a região, além das obras anunciadas para o Aeroporto de Ijuí, temos a previsão de R$ 10 milhões para o Aeroporto de Santa Rosa e R$ 12 milhões para o de Santo Ângelo”, afirma o secretário.