23 de Abril de 2013
Vicini recebe Americanos que estão em Santa Rosa para gravar um documentário
O prefeito Alcides Vicini recebeu na manhã de hoje, antes de embarcar para Brasília, os americanos que estão no município desde sábado para gravar o documentário “Onde estão os alemães-russos da Volínia?”, título do oitavo trabalho em vídeo dos professores americanos Michael Miller e Bob Dambach. Os dois são descendentes de alemães-russos da Volínia (hoje, Ucrânia), que no início do século XX imigraram para os EUA, assim como outros foram para o Canadá, Argentina e Brasil. Vicini foi presenteado com uma bandeira dos Estados Unidos da América.

Conforme a professora Anete Krebs, em nosso país, o maior grupo de imigrantes alemães-russos estabeleceram-se na última região do Rio Grande do Sul a ser colonizada, a Colônia Guarani, e, posteriormente, Colônia Santa Rosa. “Centenas de famílias enfrentaram a longa viagem para um destino desconhecido, trazendo na bagagem apenas a esperança de terem um pedaço de chão e poderem trabalhar pelas suas famílias. Agruparam-se e construíram suas vidas nas localidades Linha das Flores, Linha Boa Vista, Linha Federação, Linha 7 de Setembro, Linha 15 de Novembro, Linha 23 de Julho, Linha 13 de Maio, Linha Doutor Pedro de Toledo, Linha Silva Jardim, Linha Doutor Marquês de Abrantes, entre outros locais”, conta a professora.

Passados 100 anos da chegada destes colonizadores, em algumas destas localidades ainda se conservam costumes como o aprendizado da língua alemã, comidas típicas e modo de viver. Para a produção do documentário serão colhidas entrevistas com descendentes destes imigrantes, imagens das localidades, residências, moinho, serraria, cascatas, agricultura, igrejas, cemitérios entre outras imagens. A pesquisa sobre a história dos alemães-russos da Volínia foi realizada pelo Arquivo Histórico Municipal, com apoio da professora historiadora Teresa Christensen e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Rosa.