23 de Abril de 2013
PROCON dobra o número de atendimentos em relação ao ano passado
Durante os primeiros meses de 2013, o PROCON de Santa Rosa dobrou o número de atendimentos em relação ao ano passado. No mês de janeiro de 2012 foram 74 atendimentos, no mesmo mês em 2013 foram 157. Em fevereiro de 98 o número foi para 180, em março de 87 para 195 e abril de 126 em 2012 para 182 neste ano, sendo que o mês ainda não encerrou.

Conforme a coordenadora do PROCON de Santa Rosa, Fabiana Rodrigues de Barros, esta elevação no número de atendimento deve-se ao fato de que as pessoas estão com um maior poder aquisitivo e estão consumindo mais, principalmente produtos eletrônicos e serviços de internet. “Também podemos destacar o fato de que fizemos algumas mudanças no atendimento em relação a gestão anterior, onde antes reclamações de telefonia só podiam ser feitas terças e quintas-feiras, e na sexta-feira havia apenas expediente interno. Atualmente qualquer reclamação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 .” Fabiana salientou outro fator que pode ter contribuído para o crescimento no atendimento, é que o mesmo também está sendo feito por telefone em casos de pessoas que não moram em Santa Rosa, já que o PROCON do município atende a toda região.

“A Telefonia bate o recorde de reclamações, principalmente tratando-se de planos que são ofertados e não são cumpridos, onde o consumidor tem dificuldade de cancelar e, também, o não funcionamento de internet 3G”, destaca a coordenadora. Fabiana faz um alerta aos consumidores que estão pagando por um serviço e o mesmo não funciona, como exemplo a internet 3G. “Ao tentar cancelar este plano, o consumidor é informado de uma multa por tempo de contratação, estas pessoas devem procurar o PROCON, pois a multa de cancelamento só pode ser cobrada em caso de cancelamento sem motivo aparente, apenas por não desejar mais o serviço e não ter cumprido o tempo de contrato. Mas se o serviço não funciona, esta multa não pode ser cobrada”, explica.

Em segundo lugar no ranking das reclamações, vêm as Financeiras, principalmente em casos de pedidos de quitação de empréstimo ou de financiamento onde os boletos não são emitidos e o consumidor não consegue fazer o pagamento da dívida.

A coordenadora explica o funcionamento do processo realizado pelo PROCON. “Assim que o consumidor faz a reclamação, enviamos uma notificação a empresa referida. No momento que a empresa recebe a notificação do PROCON, a mesma tem 10 dias úteis para dar uma resposta, solucionar o problema ou propor um acordo. Se a empresa não concordar com a reclamação, o órgão emite uma certidão com a qual o cidadão que se sentir lesado pode ingressar com uma ação judicial, caso seja de interesse.” Segundo Fabiana, geralmente o PROCON consegue resolver a situação, tendo 90% de êxito nos casos.

O PROCON de Santa Rosa está localizado junto a Prefeitura Municipal, ao lado do Palácio 14 de Julho.