6 de Março de 2013
Secretaria Municipal de Agropecuária lança projeto “Orgulho Colonial”
A vida, a saúde e a educação começam na alimentação. Este lema do projeto “Orgulho Colonial” traduz a importância de quem produz o alimento e da valorização necessária que todos deveriam dar aos agricultores. O programa, criado pela Secretaria Municipal de Agropecuária, teve seu lançamento oficial hoje (06/03) com um café da manhã na Prefeitura de Santa Rosa, onde também foi uma homenagem às mulheres.

Conforme a coordenadora do projeto, Victória Nardes, o “Orgulho Colonial” é um projeto que esta inserido no Programa de Governo da atual administração e consiste em levar até as famílias rurais assistência técnica necessária, melhoria na saúde, qualidade de vida, novas culturas, alternativas de renda e educação ambiental. “Já estamos com 40 grupos formados no interior, onde levamos periodicamente conhecimento aos agricultores, orientações e formas de transformação e aproveitamento dos alimentos, dando saúde e alternativas de renda. É a agricultura a serviço de um viver saudável”, completa a coordenadora.

Entre as ações que fazem parte do projeto estão: a organização de hortas escolares domiciliares e comunitárias; espaços fitoterápicos; aproveitamento de alimentos; palestas educativas sobre saúde, alimentação, autoestima, organização e preservação ambiental; jardinagem; oficinas trofológicas; cursos profissionalizantes; programas de valorização da mulher; projetos agropecuários específicos; viagens de integração intermunicipais; e serviços de melhoria da propriedade rural.

“Como agricultor sabemos a importância da produção de alimentos para o mundo todo, e também a importância e as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que produzem o alimento que chega a mesa das pessoas. O Orgulho Colonial é uma forma de mostrar a esses agricultores o quanto eles são importantes para o desenvolvimento mundial. Estamos aqui para atender as revindicações dos agricultores e realmente colocá-los em 1º lugar”, declara o secretário de Agropecuária, Denir Frosi.

Ainda de acordo com a coordenadora, o projeto busca uma transformação trofológica da natureza em três dimensões salutares: alimentação saudável e alternativa; saúde física, mental, espiritual, individual e social; trabalho: novas alternativas para melhoria da renda familiar e culturas diversificadas.

TROFOLOGIA
Trofologia é a ciência que nos ensina a cultivar ou restabelecer a saúde mediante uma alimentação adequada às necessidades do nosso corpo. Saber alimentar-se é condição indispensável para conservar e também recuperar a saúde.