17 de Janeiro de 2013
Todos contra a Dengue.
Santa Rosa tem vivido altas temperaturas neste verão e com as chuvas seguidas, a umidade é maior, o que contribui para a proliferação do mosquito da Dengue (aedes aegypti). A Vigilância Sanitária tem trabalhado muito para combater os focos que estão elevados e acima de 1%, índice este considerado controlável. Conforme levantamento efetuado pelas equipes de vigilância, a vila Santa Inês é a localidade que apresentou o maior índice de focos do mosquito da dengue, cerca de 40%. Na seqüência vem o Loteamento Terra com 13,33%, Vila Perna em Cruzeiro com 12,50%, Vila Planalto com 11,90%, Jardim Petrópolis com 10.81%, Sulina com 10.53%, Speroni com 8%, Vila Glória com 6,06%, e Vila Pereira com 2,70%. Segundo Marco Aurélio, coordenador da Vigilância Sanitária em Santa Rosa, nesta semana os agentes de combate as endemias estarão fazendo mutirão nos 02 cemitérios municipais, com mais intensidade no sábado e domingo. Na semana seguinte estarão percorrendo as vilas e bairros de nossa cidade para orientar e auxiliar a população em como evitar a proliferação do aedes aegypti. A população tem um papel fundamental no auxilio do combate a este inseto não acumulando lixo nos pátios das casas, colocando-o para o correto recolhimento e principalmente não deixar água parada em potes de flores, vasos, garrafas e qualquer outro recipiente que permita a proliferação do mosquito da dengue. Em caso de suspeita de contaminação a pessoa deve procurar um posto de saúde para passar por uma triagem e permitir que os profissionais da Vigilância Sanitária façam uma pesquisa vetorial (PVE) na residência e arredores.