3 de Fevereiro de 2022
Secretaria de Educação e Cultura promove formações de professores
O dia 02 de fevereiro marcou o início da retomada dos trabalhos na Rede Municipal de Ensino. A Secretaria de Educação e Cultura organizou uma intensa programação de formação para os profissionais da educação. Participaram das atividades professores, monitores, auxiliares de serviços gerais e equipes diretivas.

A ação foi realizada no Centro Cívico e Cultural, com palestra motivacional com o professor, psicólogo e músico Elizandro Pagani, de Chapecó. Ele abordou o tema: "Permita-se renascer: Uma nova chance para si mesmo”. O objetivo foi iniciar o ano letivo com muita alegria e motivação, contribuindo para que todos os profissionais da educação possam se sentir valorizados e acolhidos nesse início do ano letivo. Nesta quinta-feira(03), a formação contou com palestra coletiva para todos os profissionais da Educação Infantil, com o tema: Educar e cuidar até deixar o outro ser! A atividade está sendo conduzida por profissionais da UNIJUÍ. No turno da tarde, também estão sendo oferecidas nove oficinas pedagógicas com diferentes temas que tratam especificamente de questões da sala de aula.

No dia 04 de fevereiro a temática será sobre o Transtorno do Espectro Autista: “Um olhar para a educação”, atividade conduzida pela equipe de profissionais da Fundação. A Secretária de Educação Lires Zimmermann explica que a formação foi muito bem organizada e planejada, buscando atender as demandas dos professores, através de oficinas práticas que possam contribuir para incrementar a rotina da sala de aula, trazendo novas ideias e sugestões para aplicar no dia a dia. "Estamos muito felizes em poder proporcionar esse momento de formação após muito tempo sem encontros presenciais. Essas formações têm como objetivo principal contribuir para a troca de experiências entre os profissionais da educação e a atualização da prática pedagógica", ressalta.

As aulas nas escolas de Educação Infantil iniciam no dia 07 de fevereiro. Para os professores e servidores que atuam nas escolas do Ensino Fundamental, a formação inicia no dia 7 de fevereiro com uma palestra no Centro Cívico, com o professor doutor da UNIJUÍ, Paulo Evaldo Fenterseifer. Ele abordará o tema: “A especificidade da escola pública e o lugar do professor no mundo contemporâneo”. No turno da tarde, a formação será específica para cada área do conhecimento. Ao todo serão oferecidas 10 oficinas diferentes, devidamente organizadas pela UNIJUÍ. A formação tem continuidade no dia 8, no Centro Cívico, com outras temáticas relacionadas com a vida funcional e saúde vocal dos professores. Do dia 9 ao dia 11, os professores vão realizar o planejamento do ano letivo e discutir questões específicas de cada escola. As aulas nas escolas do Ensino Fundamental iniciam no dia 14 de fevereiro.
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101