23 de Agosto de 2017
Prefeitura inicia as obras de recuperação da área do antigo lixão da Sulina

O Prefeito Vicini fez questão de vistoriar e acompanhar de perto o início dos trabalhos para a recuperação de uma área que por muitos anos serviu de aterro de lixo urbano da nossa cidade. Esteve acompanhado do Vice-Prefeito e Superintendente Geral de Governança, Luis Antônio Benvegnú, do Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Marcos Scherer, do Secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura Urbana e Mobilidade, Rodrigo Burkle, do Diretor de Meio Ambiente e Saneamento, Quim Massotti, que andaram por todo o terreno avaliando os primeiros passos.

O local está desativado desde 2008 e finalmente começou a ser recuperado. O projeto total prevê um investimento de mais de 1,5 milhão de reais que já teve liberado pelo Conselho de Meio Ambiente 250.000,00 reais para a fase inicial.

A execução total do projeto foi dividida em 04 etapas, que serão realizadas por empresas terceirizadas, contratadas por processo de licitação pública, sendo a primeira em execução da limpeza e descapoeiramento da área.

A segunda etapa prevê o levantamento planialtimétrico a ser desenvolvido pela Secretaria de Planejamento do Município e a demolição das construções antigas e remoção de todo o material.

A terceira etapa prevê a construção de pontos de monitoramento e instalação de piezômetros para dar a condução dos gases contaminantes e controle de combustão voluntária. Também será realizado o controle e reconstrução dos taludes e do acortinamento vegetal, cercamento da área e colocação de placas de advertência.

A quarta etapa será de reconstrução da lagoa de tratamento, redes pluviais e de condução do chorume num processo de recondução forçada das águas tratadas para que tudo seja conduzido e tratado na própria área, sem riscos para a comunidade do entorno. O projeto todo foi licenciado pela FEPAM.

Com isso tudo realizado, será gerenciado e monitorado o local por um longo período de tempo, para controlar eventuais necessidades de novas intervenções e ao final, tratando em definitivo a área, eliminando o passivo ambiental deixado por uma antiga cultura de descarte de lixo, hoje considerada irregular e poluente.