5 de Julho de 2017
Prefeitura de Santa Maria faz "benchmarking" com Santa Rosa
A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Gestão e Fazenda e a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação da Prefeitura de Santa Rosa, recebeu servidores e gestores da Prefeitura de Santa Maria.

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Gestão e Fazenda e a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação da Prefeitura de Santa Rosa,  recebeu servidores e gestores da Prefeitura de Santa Maria para realizar trocas de experiências sobre procedimentos e métodos de implantação de sistemas operacionais e tecnológicos nos processos de gestão pública (benchmarking).

O "case" de Santa Rosa foi indicado pelo SEBRAE para o prefeito municipal de Santa Maria e seus comandados para que pudesse auxiliar aquele município a buscar melhorias na implantação do sistema de georreferenciamento visando otimizar os processos de controle fiscal e de arrecadação.

Além disso, o sistema que já é adotada por Santa Rosa a mais tempo tem auxiliado e contribuído no aumento da arrecadação e no controle territorial, beneficiando a gestão pública sobre as atividades realizadas no município pelos empreendedores e munícipes.

O mesmo sistema também é utilizado pelas demais secretarias, como é o caso da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e da Secretaria de Planejamento e Habitação sempre que um empreendedor deseja instalar um novo negócio na cidade.

Com o sistema informatizado, é possível identificar o local exato onde se propõe o negócio, mesmo antes de uma vistoria in loco, e com isso, definir e dar a resposta ao empreendedor quanto a possibilidade de sua instalação no local proposto, conforme determina o Plano Diretor Municipal.

A mesma ferramenta também é utilizada pelo setor de fiscalização ambiental para identificar as propriedades dos lotes urbanos quando ocorrem denúncias de abandono ou mesmo de deposição irregular de lixo ou resíduos sólidos volumosos.

Santa Maria ainda desejava conhecer um pouco da realidade de funcionamento unificado em Santa Rosa de duas áreas que aparentemente seriam "antagônicas", ou seja, trabalhariam uma contra a outra, como no caso da pasta do desenvolvimento econômico e do meio ambiente. Aqui as duas áreas funcionam muito bem e são uma secretaria só, fazendo com que as duas áreas se auxiliem mutuamente, promovendo o desenvolvimento com sustentabilidade. "Estamos sendo muito elogiados pelo SEBRAE regional, dizendo que aqui em Santa Rosa as coisas funcionam como modelo para as demais prefeituras da regional que abrange 77 municípios do Noroeste gaúcho", comemora o Secretário de Desenvolvimento Sustentável Marcos Scherer.

A comitiva de Santa Maria saiu satisfeita com a visita, dizendo que viram muita coisa por aqui que certamente irá contribuir muito com a sua cidade para melhorar e otimizar os procedimentos por lá, considerando que a cidade de Santa Maria é pelo menos duas vezes maior que a cidade de Santa Rosa.

"Essa visibilidade toda para outros municípios e para o SEBRAE e o resultado alcançado, se dá principalmente pelo trabalho realizado pela Sala do Empreendedor com a implantação da REDESIM, estruturada pelo Governo Vicini, que agiliza processos de abertura de novos negócios, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável", diz satisfeito o Secretário Scherer.