10 de Abril de 2017
Coordenadora do Programa CRIATEC visita Secretaria de Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento de inovação tecnológica terá incremento com a Incubadora de Empresas da Unijuí

Contatos iniciados no ano passado pelo Secretário Marcos Scherer, do Desenvolvimento Sustentável de Santa Rosa, resultaram em visita da Coordenadora do Programa CRIATEC da UNIJUÍ, Sra. Maria Odete Palharini. Ela esteve acompanhada do Sr. Luis Juliani, Gerente da Agência de Inovação e Tecnologia da instituição e do Analista de Negócios Lucas Escher. Em Ijuí o Programa anda a passos largos e agora a intenção da Instituição é promover o mesmo desenvolvimento em Santa Rosa.

A afirmação feita pela Coordenadora do Programa da Instituição Universitária foi que a Unijuí está com 04 empresas incubadas que recebem todo auxílio e suporte técnico dos profissionais e professores da Casa pelo período de 03 anos até se graduarem ao mercado. Já são 02 empresas graduadas que estão atuando na cidade, gerando empregos e renda, com grande potencial de crescimento. No momento aproveitou para pedir apoio do Município para a viabilização de um prédio para a instalação da sede do Programa em Santa Rosa.

Algumas possibilidades foram levantadas, como a utilização de uma área que já foi cedida anteriormente pelo Município em lote próximo ao Campus de Santa Rosa, também se cogitou a possibilidade de utilização de área já cedida para a Unijuí nos fundos do Parque de Exposições, no antigo núcleo do PRCT ou núcleo tecnológico.

Ainda, mencionou-se a possibilidade de utilização de um espaço mais central, para o desenvolvimento de uma sala de Coworking. Segundo o Secretário Scherer, "no coworking, você encontra ambientes especialmente pensados para o trabalho autônomo e muito networking com pessoas de diversas áreas."

Coworking, para os que ainda não se familiarizaram com o termo em inglês significa uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho. Seguindo as tendências do freelancing e das start-ups, os coworkings reúnem diariamente milhares de pessoas a fim de trabalhar em um ambiente inspirador.

Essa união de pessoas permite que mais e mais escritórios se espalhem pelo país. No Brasil, contam-se mais de 100 espaços. No mundo todo, estima-se que já existam mais de 4.000 espaços em funcionamento.

Todo esse êxito é produto de uma ideia simples: profissionais independentes que procuram um espaço democrático em que possam desenvolver seus projetos sem o isolamento do home office ou as distrações de espaços públicos.

No coworking, você encontra ambientes especialmente pensados para o trabalho autônomo, muito networking com pessoas de diversas áreas e toda a estrutura para receber seus clientes com um custo menor do que teria ao alugar uma sala comercial.