5 de Janeiro de 2017
Prefeitura busca soluções para conter inundações
Uma das primeiras ações emergenciais será a retirada das placas de contenção dos barrancos que caíram com o tempo e o lixo acumulado ao longo do Rio

Os problemas ocasionados pelas fortes chuvas no final de ano nas estradas do interior e os alagamentos causados pelos Rios Pessegueiro, Pessegueirinho e Lajeado Paulino, destacam a importância de medidas mais intensivas. Para que a área ofereça mais segurança para a população ribeirinha, além de prevenir novos alagamentos, as secretarias municipais de Desenvolvimento Sustentável, Infraestrutura Urbana e Planejamento estão trabalhando juntas.

Uma das primeiras ações emergenciais será a retirada das placas de contenção dos barrancos acabaram caindo em razão das fortes precipitações e o lixo acumulado ao longo do Rio. Outra medida será a construção de novos gabiões, já aprovado pelo Fundo de Saneamento, bem como o desassoreamento do Lajeado Paulino na Vila Auxiliadora e a retirada de algumas árvores em locais inapropriados.

De acordo com o secretário Marcos Paulo Scherer, já houve intervenção nos últimos anos. “A intenção é intensificar as intervenções e executar a médio e longo prazo o Plano de Drenagem finalizado recentemente pela Empresa Beck de Souza Engenharia de Porto Alegre, contratado pela prefeitura. Estamos estudando o que pode ser feito e um dos projetos é intervir futuramente no curso do Rio construindo bacias de contenção”, contou.

O prefeito Alcides Vicini estima que num primeiro momento sejam investidos cerca de R$ 250 mil em intervenções nos pontos mais críticos. “Não é muito simples resolver os problemas dos Rios, existem várias complicações e licenciamentos ambientais que podem interferir, mas faremos o possível para aliviar o sofrimento das famílias atingidas”, finaliza o prefeito