9 de Junho de 2016
Município é contemplado com Sala Lilás de Perícias
Na Sala Lilás será feito o acolhimento privativo e seguro das mulheres, adolescentes e meninas vítimas de violência. No local serão realizados os atendimentos da perícia e do serviço psicossocial dos profissionais do Centro de Referência

A Sala Lilás de Perícias será um espaço junto ao Instituto Geral de Perícias / Posto Médico Legal de Santa Rosa onde será feito o acolhimento privativo e seguro das mulheres, adolescentes e meninas vítimas de violência. No local serão realizados os atendimentos da perícia e do serviço psicossocial pelos profissionais do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, que já fazem o acompanhamento das vítimas durante as perícias.

O projeto também prevê a manutenção do prédio do IML como pintura, reparação de infiltração, rampa de acessibilidade, entre outras reformas. O novo espaço é uma parceria entre o município, através da Coordenadoria de Políticas para a Mulher e do Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher, Conselho Pró-segurança Pública CONSEPRO e Instituto da Segurança Pública com Interveniência do Instituto Geral de Perícias - SSP/IGP – RS.

Com a Sala Lilás iremos adotar medidas para amenizar o sofrimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, reduzir a ansiedade para evitar que o trauma da violência sofrida seja agravado na transição entre os diferentes serviços de denúncia e acolhimento e, ao mesmo tempo, qualificar a prova testemunhal para responsabilização dos autores no Sistema de Justiça”, explica a coordenadora de Políticas para a Mulher, Solange Griza.

O prefeito Alcides Vicini e o vice-prefeito Luís Antônio Benvegnú comemoraram a aprovação do projeto e a garantia dos recursos para a execução de mais essa obra. “A Sala Lilás é um instrumento importante para tentar amenizar o sofrimento das mulheres vítimas de qualquer tipo de violência e, que nesse momento difícil, possamos assegurar que elas recebam um atendimento adequado e realizem as perícias da forma mais confortável possível”, ressalta o prefeito.

O projeto foi contemplado num edital do Ministério Público do Trabalho de Santo Ângelo, no valor de R$ 145 mil, bem como pelo Poder Judiciário da Comarca de Giruá no valor de R$ 5 mil. Já os equipamentos para a constituição da Sala Lilás serão fornecidos pelo Estado através do Instituto de Segurança Pública com Interveniência do Instituto Geral de Perícias. A obra deve iniciar dentro de alguns dias.

A realização desse projeto só foi possível pelo esforço e envolvimento conjunto de muitos, agradecimentos ao nosso prefeito, ao vice-prefeito, que nos auxiliou no projeto e esteve ao nosso lado em todas as agendas na busca de recursos, e as equipes e profissionais do Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher, Gabinete da 1ª Dama, Secretaria de Planejamento, Procuradoria Geral do Município, Defesa Civil, CONSEPRO, Instituto Geral de Perícias e PML. Também um muito obrigada as instituições que fizeram esse projeto tornar realidade, Ministério Público do Trabalho de Santo Ângelo, Poder Judiciário Comarca de Giruá, Poder Judiciário Comarca de Santa Rosa e Ministério Público de Santa Rosa”, enfatiza Solange.