17 de Maio de 2016
Santa Rosa presente na 4ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres
A Conferência foi realizada em Brasília e discutiu o tema “Mais Direitos, Mais Poder e Mais Participação para Mulheres”

Na semana que passou, foi realizada em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a 4ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, que discutiu neste ano o tema “Mais Direitos, Mais Poder e Mais Participação para Mulheres”. O município esteve representado pela coordenadora de Políticas para a Mulher e vice-presidente do COMDIM, Solange Griza e, representando o COMDIM, a conselheira Soeli dos Santos.

A Conferência Nacional é resultado de um processo conferencial que envolveu eventos em mais de 2,5 mil municípios, em todos os estados da Federação, além de conferências livres e uma plenária intergovernamental. No processo, foram eleitas delegadas para levar à esfera nacional as propostas e recomendações reunidas para aprimorar o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Entre as inovações desta edição estão a realização de consultas nacionais para segmentos frequentemente sub-representados, como mulheres trans, ciganas, mulheres com deficiência, indígenas, quilombolas e de religião de matriz africana. Além disso, foi feita também a Conferência Livre de Meninas do Maranhão, para tratar de propostas com foco no combate à exploração sexual e violência de gênero.

“Nossa participação foi de fundamental importância, pois, a realidade de cada região deste vasto país é diferente, e precisávamos garantir os pleitos de nossa região e estado”, avalia Solange.