12 de Agosto de 2015
Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite inicia no próximo sábado

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa mobilizará todo o município para mais uma edição da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (Paralisia Infantil) e Campanha de Multivacinação, que ocorre do dia 15 ao dia 28 de agosto de 2015, e está alertando todos os pais e responsáveis pelas crianças menores de 5 anos sobre a importância das vacinas. O sábado, dia 15 de agosto, será o dia D de mobilização nacional e todos os postos de saúde estarão abertos das 08 às 17 horas, sem fechar ao meio dia, na área urbana, e das 8 às 12 horas na área rural, com exceção do posto de saúde de Guia Lopes que funcionará também das 08 às 17 horas. Não haverá vacinação em postos volantes, somente nos postos de saúde.A população alvo de Santa Rosa para a campanha contra a poliomielite é de 3735 crianças (maiores de 6 meses e menores de 5 anos). A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 95%  do público alvo. É importante salientar que, embora a erradicação da poliomielite esteja avançando, países como o Brasil, livres da doença, precisam manter altas e homogêneas coberturas vacinais a fim de evitar a reintrodução do vírus, uma vez que ainda existem alguns países da África e Ásia registrando casos da doença.  O objetivo da campanha de multivacinação é vacinar as crianças menores de cinco anos que estejam com alguma vacina em atraso, atualizando o calendário vacinal e mantendo boas coberturas vacinais para todas as vacinas.

Quem deve ser vacinado durante a campanha?

Todas as crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos deverão receber as gotinhas da vacina contra poliomielite (paralisia infantil), independente de estarem com suas vacinas em dia ou não. Além disso, se alguma outra vacina estiver em atraso, a criança terá a oportunidade de juntamente com a pólio, receber as demais vacinas.

O que não se pode esquecer?

O cartão de vacinas. É muito importante que os pais e/ou responsáveis pelas crianças procurem o posto de saúde ao qual pertencem, levando sempre o cartão de vacinas da criança.