Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS
Avenida Expedicionário Weber, 2983
CEP: 98789-000 - Bairro Cruzeiro
(55) 3511-5100
www.santarosa.rs.gov.br

 
 
 
ATENÇÃO:
Esta é a versão antiga do site da Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS, disponível apenas para consulta. Desde 23/08/2022 o novo site encontra-se disponível no link abaixo:
 
Notícias
23 de Outubro de 2014
Rede de Apoio à Escola trabalha no combate a evasão escolar
A Prefeitura de Santa Rosa, através da Secretaria Municipal de Educação e Juventude, instituiu este ano a Rede de Apoio à Escola – RAE na Rede Municipal de Ensino
[Clique na foto para ampliar]

A Prefeitura de Santa Rosa, através da Secretaria Municipal de Educação e Juventude, instituiu este ano a Rede de Apoio à Escola – RAE na Rede Municipal de Ensino.


A RAE é constituída por um grupo formado por representantes de direções das escolas da Rede Municipal, Secretaria de Educação, 17ª CRE, FUMSSAR, Conselho Tutelar, Secretaria de Desenvolvimento Social, CRAS, CREAS e COMUDICAS. Durante as reuniões mensais, os membros propõem metas, estratégias e mecanismos para a Rede.


Coordenada pela Secretaria de Educação, a RAE é uma demanda do Ministério Público e tem como objetivo mapear e construir a análise do município, para que, a partir de um diagnóstico, possa promover ações integradas que combatam a evasão e a infrequência de crianças e adolescentes em idade escolar.


O desestímulo ao estudo, geralmente, está relacionado a algum problema que o aluno ou a família está enfrentando, como dificuldade de transporte, gravidez na adolescência, defasagem de idade e série, problemas de saúde na família, dificuldade de socialização na escola, entre outros”, avalia a professora Claudenir Grizotti.


O grupo da RAE procura encaminhamentos para essas dificuldades, adaptando o aluno ao turno adequado, auxiliando a família através dos programas sociais da Assistência, entre outras orientações particulares em cada caso.


De volta à escola, o aluno realizará atividades de recuperação, socializando-se com a turma, acompanhará os conteúdos, sentindo-se melhor, mais valorizado, colaborando com sua própria autoestima, reencontrando oportunidades de aprendizagem”, explica a professora Kátia Peroty. A RAE atua em pequenos grupos, a cada necessidade apontada pelas escolas, com o comprometimento na busca de soluções para o problema da infrequência.


Acreditamos que a intervenção da rede possa, por meio de um trabalho articulado entre as entidades, transformar a realidade na qual estamos inseridos. Para tanto, é necessário o envolvimento de todos os segmentos, pois a troca de experiências entre o grupo permite apoio mútuo quanto às ações a serem tomadas”- destaca a Secretária de Educação, Ivete Corrêa.

Publicado por:
Departamento de Comunicação
(imprensa@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101


Imprimir Notícia
Número de leituras: 2.041

Endereço da página:

Notícias mais lidas nos últimos dias:
Ver Índice Geral de Notícias