2 de Julho de 2014
Ações buscam operacionalizar a Lei do Bem Estar Animal
As Secretarias de Meio Ambiente e Agropecuária realizaram uma reunião para debater a forma de implantação do Registro Geral de Animais em Santa Rosa, conforme regulamenta a Lei Municipal nº 5.081, de 30 de dezembro de 2013.

A lei, conhecida como Lei do Bem Estar Animal, busca regulamentar na âmbito municipal a criação, propriedade, posse, guarda, uso, trânsito e transporte de cães, gatos e animais de tração na área urbana de Santa Rosa, possibilitando a convivência harmônica entre os animais e a população urbana.

“O Registro Geral de Animais (RGA) busca cadastrar todos os animais de estimação (cães e gatos) e animais de tração (Cavalos), identificando-os com microchip, o que possibilita o acompanhamento do histórico do animal, proteção de zoonoses, prevenção e redução da morbidade, mortalidade e o sofrimento por causa de doenças”, conta o secretário de meio ambiente Fernando Borella.

A médica veterinária Lady Campos, da Secretária de Agropecuária, ressalta a importância da viabilidade da Lei para as atividades necessárias que visam os bons tratos com os animais.

Conforme o coordenador do Bem Estar animal, Euclides Spies, a reunião serviu para dar seguimento ao planejamento das ações que serão implementadas a partir dos próximos meses.