11 de Fevereiro de 2014
Volta às aulas com trânsito mais seguro
A volta às aulas, para muitos, quer dizer congestionamento, irritação, pressa. Com o aumento de veículos no trânsito, uma preocupação fica evidente: a segurança dos estudantes e também dos motoristas envolvidos diretamente ou indiretamente neste novo cenário de mobilidade urbana. A Secretaria de Habitação e Mobilidade Urbana está desenvolvendo o projeto Educação para o Trânsito, que tem a coordenação de duas pedagogas, Carin Friedrich e Márcia Dogonski, com formação em instrução de trânsito. O trabalho será desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Educação e Juventude.

O projeto tem como proposta realizar ações educativas e de sensibilização com toda a comunidade santa-rosense: escolas, educação infantil, adolescentes, jovens, adultos e idosos enfocando a importância do trânsito seguro, mais solidário, com paz e respeito entre condutores e pedestres, buscando uma mudança de comportamento e de atitudes, valorizando a vida.

“Urge uma reflexão com responsabilidade para o cumprimento das regras de trânsito para pais, responsáveis, estudantes, profissionais do transporte escolar, motoristas, motociclistas, skatistas e pedestres”, avaliam as coordenadoras.

Conforme Márcia e Carin, os pais, ao saírem com seus filhos de casa, devem agir com responsabilidade, respeitando as leis de trânsito e passando isso aos seus filhos, pois sem dúvida nosso comportamento influencia nas crianças.

Algumas dicas para um bom retorno às aulas:

* Atravesse sempre na faixa de pedestre, pois é mais seguro;

* Nunca deixe as crianças descerem no meio da rua;

* Lugar de pedestre é no passeio. Evite acidentes;

* Não pare no caminho das outras pessoas para não atrapalhar a passagem;

* No carro use sempre o cinto. O cinto de segurança reduz em até 50% o risco de lesões graves ou fatais e devem ser usados tanto na frente quanto nos bancos de trás, mesmo em trajetos curtos;

*Use o cinto corretamente: por cima do ombro, nunca no pescoço ou debaixo do braço;

* As gestantes devem usar sempre o cinto abaixo da barriga. Ele protege a mãe e o bebê;

* Crianças menores de 10 anos devem, sempre, viajar no banco de trás do veículo. De 0 a 1 ano no bebê conforto; de 1 a 4 anos na cadeirinha; de 4 a 7 anos no assento de elevação; e acima de 7 anos e meio com cinto de segurança.

* Nunca pare ou estacione em fila dupla e nas faixas de pedestres;

* Nunca estacione em esquinas, passeios, portas de garagens, vagas reservadas para pessoas com deficiência e para idosos, pontos de táxis ou em outros locais proibidos;

* Não fale ao celular enquanto estiver dirigindo;

* Diminua a velocidade próxima às áreas escolares.