28 de Janeiro de 2014
CADÚNICO junto à Assistência Social de Santa Rosa, uma grande conquista
Desde a segunda quinzena de dezembro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está atendendo os inscritos no Cadastro Único (CADÚNICO) e beneficiários do Programa Bolsa Família. Anteriormente o atendimento era realizado na Prefeitura, junto à Secretaria Municipal de Educação e Juventude.

A gestão do programa está estruturado junto à administração da Secretaria e o atendimento da população é feito diretamente nos dois Centros de Referência da Assistência Social de Santa Rosa (CRAS), conforme legislação vigente e determinação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O CADÚNICO é um instrumento de identificação e caracterização das famílias de baixa renda (famílias com renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até 3 salários mínimos). As informações obtidas com o cadastro são utilizadas pelos governos Federal, Estadual e Municipal para o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas, possibilitando a análise das suas principais necessidades e, assim, facilitar a formulação e implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria de vida dessas famílias.

A partir da inscrição no CADÚNICO a família poderá ser inserida em diversos programas sociais. Os mais conhecidos são o Bolsa Família e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

Os interessados em realizar o cadastro ou então em atualizar o mesmo devem dirigir-se ao CRAS da sua abrangência territorial. O CRAS Unidade Central compreende todos os bairros localizados a partir do 19ºRCMec em direção ao Centro, já o território de abrangência do CRAS Unidade Cruzeiro compreende todos os bairros localizados a partir do 19ºRCMec em direção ao Bairro Cruzeiro. O interior do município segue a mesma divisão.

A encarregada da gestão do Programa Bolsa Família, Leandra Laufer, ressalta a importância da atualização dos dados do CADÚNICO, bem como dos Beneficiários do Programa Bolsa Família. Até o dia 14 de fevereiro o atendimento é feito das 7h30 às 13h30. Após esta data o funcionamento é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Nas segundas-feiras pela manhã não há atendimento ao público, apenas expediente interno.

CRAS Unidade Central: Rua Sinval Saldanha, 377 Fone: 3513-1196
CRAS Unidade Cruzeiro: Rua Cândido Freire, nº 90 Fone: 3511-7059