26 de Junho de 2013
Prefeitura disponibiliza o Programa Gaúcho de Microcrédito
A Prefeitura Municipal de Santa Rosa disponibiliza desde 2011 o Programa Gaúcho de Microcrédito, que é coordenado pela Secretaria Estadual de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa. A finalidade desta ferramenta do governo do Estado é fortalecer e ampliar o microcrédito no RS em parceria com Instituições Financeiras, Agentes de Intermediação e Instituições de Microcrédito.

O programa faz a intermediação de recursos e a operacionalização de uma variedade de empréstimos direcionados a um público restrito, empreendedores formais ou informais, pessoas físicas e jurídicas, definido por sua baixa renda ou pelo seu ramo de negócios, que usualmente não tem acesso às formas convencionais de crédito.

O valor máximo da operação é de R$15 mil e o faturamento bruto anual da empresa não pode ultrapassar R$120 mil. A taxa de juros é de 0,407412% ao mês e o parcelamento pode ser feito em 12 vezes quando o valor concedido é para capital de giro e no máximo 24 vezes para quando o empréstimo é referente a investimentos.

Desde abril de 2013, mais de 430 atendimentos foram realizados na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e foram efetuadas aproximadamente 60 operações de crédito. O valor liberado neste período é de cerca de mais de R$ 270 mil.

“Disponibilizar o Microcrédito pela Prefeitura de Santa Rosa é oportunizar o crescimento para os empreendedores do nosso município, para que eles possam se desenvolver e tenham capacidade de gerar emprego e renda, criando a esperança de um futuro melhor para os seus negócios e para suas vidas”, salienta Rafaela Furtado Jarczewski, diretora de Desenvolvimento Econômico.

O convênio da Prefeitura é com a Instituição Comunitária de Crédito, mais conhecida como Banco do Povo, que é uma instituição de crédito que trabalha exclusivamente com o Programa Gaúcho de Microcrédito.

Conforme Rafaela, o interessado pode encaminhar toda a documentação na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde posteriormente será feito uma visita seguida do encaminhamento ao Banco para aprovação. “O contrato é assinado aqui conosco e o cliente saca o valor no Banrisul”, finaliza.