18 de Junho de 2013
Benvegnú participa de audiência com governador sobre o curso de Medicina da UNIJUÍ
Na tarde desta segunda-feira, 17, o vice-prefeito no exercício do cargo de prefeito municipal, Luís Antônio Benvegnú, participou de uma audiência com o governador do Estado, Tarso Genro, juntamente com o reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm e parlamentares gaúchos, entre outros representantes da região. O encontro foi realizado no Palácio Piratini em Porto Alegre com o intuito de buscar o apoio do governo do RS para a instalação do curso de Medicina em Ijuí.

Conforme Kelm, houve uma mudança na legislação em relação aos cursos de Medicina, processo que também está em transição. O MEC está buscando mudar o procedimento de autorização de um conjunto de cursos que compõem o chamado anexo quatro, onde está além do curso de Medicina, o de Odontologia. A partir dessa nova legislação, existe a possibilidade do Governo Federal abrir editais contemplando regiões do Brasil, o que permitiria a habilitação de instituições para atender demandas previstas no edital.

O governador afirmou seu apoio à instalação do curso de Medicina na UNIJUÍ e prometeu empenho pessoal junto ao Governo Federal e ao Ministério da Educação para a efetivação do projeto. Tarso Genro pediu para que a região faça um documento de apoio com a assinatura de um conjunto de entidades, para que seja encaminhado pelo próprio governado ao MEC e ao Governo Federal.

De acordo com Benvegnú, a vinda para a região do curso de Medicina (Ijuí), como também o de Odontologia (Santa Rosa), facilitará o acesso dos nossos jovens ao ensino superior na área da saúde, além dos alunos poderem realizar a residência nos hospitais dos municípios do noroeste do Estado. “Com um curso de Medicina na região, aumenta nossa expectativa para que os médicos queiram ficar por aqui, pois nós como gestores públicos municipais estamos sempre enfrentando dificuldades na contratação de médicos para trabalhar no interior ”, salienta Benvegnú.