13 de Março de de 2017
Fiscalização de produtos de origem animal é debatida no município

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da secretaria municipal de Desenvolvimento da Infraestrutura Rural participou no dia 07 de março, na sede da 14ª Coordenadoria Regional da Saúde, de uma reunião promovida pelo setor da Vigilância Sanitária Estadual com a participação das Vigilâncias Sanitárias municipais e Serviços de Inspeção Municipal de diversos municípios da região.

No encontro objetivou-se promover uma interação entre os serviços e esclarecimentos quanto à portaria SES nº 66/2017 referente ao comércio de produtos de origem animal (carnes, presunto, queijo) fracionados e fatiados em mercados e supermercados.

De acordo com Jorge Leonardo Lukarsewski, Médico Veterinário do município de Santa Rosa, dentre os assuntos discutidos, destacou-se a importância da fiscalização no varejo (produtos de origem animal, sendo os mais consumidos a carne e embutidos cárneos, leite e derivados, mel e ovos). Como pontos cruciais, estão a origem ou procedência (é inspecionado ou clandestino?), modo de conservação pelo frio (refrigerado ou congelado) e data de validade, dentre outros.

“O consumidor é a parte vulnerável da cadeia de consumo, sendo imprescindível a atuação dos órgãos de fiscalização, pois muitos alimentos são disponibilizados de modo equivocado/incorreto, colocando em risco a saúde do consumidor”, destaca Lukarsewski.

Impresso às 21h 34min 55s de 27/04/2024