23 de Abril de de 2015
Microcrédito fomenta o empreendedorismo no município

Na última sexta-feira, 17, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável recebeu a visita do presidente do Banco do Povo, José Enedir, acompanhado das agentes de Microcrédito Letícia Crema e Tiara Riquelme. Na oportunidade, foram discutidas ações e formas de aperfeiçoamento do Programa Gaúcho de Microcrédito para melhores resultados e mais qualidade no atendimento dos microempreendedores, através da Sala do Empreendedor da Prefeitura de Santa Rosa.

O presidente afirmou que o Banco do Povo continua parceiro do município no desenvolvimento e operacionalização do Projeto de Microcrédito Gaúcho, junto à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, auxiliando nas atividade de fomento e instrumentalização das micro e pequenas empresas para o crescimento e desenvolvimento do seus negócios.

O Programa Gaúcho de Microcrédito é do Governo Estadual e utiliza recursos do Banrisul, onde a documentação e o encaminhamento é realizado por meio da Instituição Comunitária de Crédito, conhecida como Banco do Povo, localizado junto a Sala do Empreendedor na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.

Atualmente o valor máximo das operações do PGM são de R$ 3 mil. A taxa de juros é de 5% ao ano, o que equivale a 0,407412% ao mês, sendo que os prazos máximos para capital de giro é de seis meses e para capital fixo (investimento) oito meses. Para as operações de capital fixo é obrigatória apresentação e digitalização do orçamento e, após a realização, o investimento deverá ser comprovado com a apresentação e digitalização das notas fiscais correspondentes.

A Sala do Empreendedor também dispõe as linhas do Produto Microcrédito Banrisul, que são concedidas dentro do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado, com taxa de juros de 1,99% para capital de giro parcelado em até 10 meses e investimento parcelado em até 15 meses. Os limites de financiamentos com valor mínimo de R$ 500,00 e valor máximo de R$ 15 mil, exceto para operações de Capital de Giro, que são limitadas à R$ 10 mil. As garantias são as mesmas do Programa Gaúcho de Microcrédito, sendo necessário avalista/fiador idôneo, sem restrições cadastrais, com capacidade de pagamento para assumir responsabilidade pelo financiamento.

Também participaram da reunião o secretário Fernando Borella, o diretor Gustavo Foliatti, a coordenadora Patrícia Santos, a agente de Microcrédito Joice Schaurich e o agente de Desenvolvimento Euclides Spies.

Impresso às 7h 16min 56s de 28/04/2024