23 de Janeiro de de 2015
Em reunião lideranças definem ações em prol dos produtores de leite

Em reunião realizada no Gabinete de Gestão Integrada da prefeitura de Santa Rosa, várias lideranças do município e da região discutiram medidas em favor do setor leiteiro gaúcho.

O encontro foi coordenado pelo prefeito Alcides Vicini, o presidente do Corede Fronteira Noroeste, Pedro Buttenbender e o prefeito José Seger, presidente da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa. Representantes de sindicatos, cooperativas, emater, secretarias municipais de agropecuária, entidades de ensino superior, comude e entidades patronais fortaleceram o encontro.

A região noroeste é a maior bacia leiteira do estado. Diante da atual crise no setor, as lideranças discutiram medidas de apoio aos produtores buscando fortalecer a cadeia produtiva do leite e resgatar a imagem positiva do leite gaúcho que é de qualidade.

Após ouvir as manifestações ficou definida uma comissão liderada pelo Corede e Amgsr, que irá elaborar um documento oficial constando informações da preocupação que a região esta tendo em função da situação que se criou em torno da qualidade do leite.

No documento, que será entregue em fevereiro em audiências com o governo do estado, assembléia legislativa, congresso nacional, famurs e governo federal, também constará informações técnicas de quanto leite é produzido, qual a quantidade exportada e quanto é consumido na região noroeste, a maior bacia leiteira do estado formada por 183 municípios. Segundo dados da Emater o Rio grande do Sul é o segundo maior produtor nacional de leite.

Ao finalizar o encontro o prefeito Alcides Vicini convidou as lideranças a fazer um brinde a qualidade do leite produzido na região. Fez questão de agradecer a participação e o envolvimento das entidades na busca de uma solução para garantir os produtores de leite em suas propriedades e resgatar a imagem positiva da qualidade do leite gaúcho.

Impresso às 5h 07min 21s de 28/04/2024