15 de Janeiro de de 2015
Divulgados os números do Programa Gaúcho de Microcrédito no município em 2014

A Sala do Empreendedor disponibiliza o acesso ao Programa Gaúcho de Microcrédito, programa do Governo do Estado, que utiliza recurso do Banrisul, onde a documentação e o encaminhamento é realizado através da Instituição Comunitária de Crédito, mais conhecida como Banco do Povo.

Em 2014 foram realizadas mais de 380 operações de crédito no município, superando os R$ 2,3 milhões, por meio do convênio existente entre a Prefeitura de Santa Rosa e o Banco do Povo. Das operações de créditos liberadas, cerca de 70% dos empreendimentos utilizaram o recurso para capital de giro. As atividades que mais recorreram ao crédito foram: comércio (44,14%), serviços (43,60%) e produção (12,26%).

“É notável o crescimento do Programa Gaúcho de Microcrédito em Santa Rosa, graças à parceria com o Banco do Povo, vários empreendedores tiveram acesso ao programa e com isso conseguiram a evolução em seus negócios”, comenta a diretora de Desenvolvimento Econômico, Rafaela Jarczewski.

Para acessar o recurso a empresa ou empreendedor devem atender alguns pré-requisitos, como:

- Limite de faturamento máximo anual de R$ 120 mil e de R$ 60 mil para empreendedor individual;

- Limite de endividamento: R$ 40 mil, excluindo crédito habitacional e considerando todos os limites no Sistema Financeiro Nacional conforme Resolução nº 4.000 do Banco Central;

- Máximo de três operações de microcrédito dentro do PGM por cliente no ano civil, considerando todo o Sistema Financeiro Nacional, sendo que somente será permitido que o cliente mantenha no máximo duas operações ativas.

O valor máximo das operações do PGM atualmente são de R$ 3 mil. A taxa de juros é de 5% ao ano, o que equivale a 0,407412% ao mês, os prazos máximo para capital de giro é de seis meses e para capital fixo (investimento), oito meses. Para as operações de capital fixo é obrigatória apresentação e digitalização do orçamento, e, após a realização, o investimento deverá ser comprovado com a apresentação e digitalização das notas fiscais correspondentes.

A Sala do Empreendedor também dispõe as linhas do Produto Microcrédito Banrisul, que são concedidas dentro do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado. Com taxa de juros de 1,99% para capital de giro parcelado em até 10 meses e investimento parcelado em até 15 meses. Os limites de financiamentos com valor mínimo de R$ 500,00 e valor máximo de R$ 15 mil, exceto para operações de Capital de Giro, que são limitadas à R$ 10 mil. As garantias são as mesmas do Programa Gaúcho de Microcrédito, avalista/fiador idôneo, sem restrições cadastrais, com capacidade de pagamento para assumir responsabilidade pelo financiamento.

Impresso às 15h 26min 03s de 14/05/2024