PREFEITURA DE SANTA ROSA/RS
WWW.SANTAROSA.RS.GOV.BR

NOTÍCIAS

27 de Novembro de de 2014
Diversas atividades são promovidas dentro da programação dos 16 Dias de Ativismo

Nos últimos dias uma programação especial marcou a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. O Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher (CRRM), o Gabinete da 1ª Dama e a Coordenadoria de Políticas para Mulher uniram-se a esta campanha, que é mundial.


Na última segunda-feira, 24, aconteceu durante todo o dia a Oficina de Capacitação “Nem Tão Doce Lar”. As atividades foram coordenadas pelo Diretor de Projetos da Fundação Luterana de Diaconia, Rogério Aguiar, e voltada para os profissionais da Rede de Enfrentamento a Violência contra a Mulher, Idosos e Crianças do município. “Esta atividade teve como principal objetivo fortalecer a Rede de Enfrentamento à Violência para que continue atuando de forma eficaz na promoção de direitos e no combate a toda forma de violência contra mulheres, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos”, ressalta a coordenadora do CRRM, Marta Nascimento. 


Desde o dia 25 e até o dia 29 de novembro, durante todo o dia, está sendo realizada na Praça da Bandeira a Exposição Itinerante “Nem tão doce lar – NTDL”. A exposição consiste na montagem da réplica de uma casa, com móveis, utensílios domésticos e objetos que remetem a questão da violência. Dentro da casa são usados cartazes com imagens e dados sobre a violência.


“A casa que em princípio deveria ser um espaço de aconchego, cuidado, resguardo e amor, pode esconder um labirinto de situações contraditórias, e muitas vezes violentas. Se olharmos com atenção, descobriremos alguns indícios, provas tênues, mascaradas, que eventualmente desaparecem devido a justificativas aceitas pela sociedade em geral”, salienta a coordenadora.


A intervenção “Nem tão doce lar” propõe a denúncia da violência doméstica e familiar, chamando atenção para um tema que precisa ser discutido e superado em todos os níveis da sociedade. Além disso, quer ser um espaço de sensibilização da população frente a temática e erradicar a violência doméstica.


Na semana que passou também foi inaugurada a Brinquedoteca do Centro de Referência. A instalação da mesma só foi possível com a colaboração dos integrantes do Rotary Clube Santa Rosa Júnior, que além de doarem todos os brinquedos, livros, DVDs, TV, aparelho de DVD e demais itens que compõem a Brinquedoteca também fizeram a doação de roupas e calçados para mulheres e crianças, bem como materiais de higiene pessoal para serem utilizados na Casa de Abrigo e Passagem. Empresas de distribuição de tintas de Santa Rosa também foram parceiras nesta atividade, com a doação de tinta para a pintura do local, a mão de obra foi executada pelos pintores da Secretaria de Educação e Juventude.


O prefeito Alcides Vicini e a 1ª Dama Elenir Vicini participaram de toda a programação.


Publicado por:
Departamento de Comunicação
(imprensa@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101

Impresso às 3h 14min 08s de 04/05/2024
http://www.santarosa.rs.gov.br/noticias_imprimir.php?id=5348