29 de Agosto de de 2013
Defesa Civil realiza curso sobre transporte de produtos perigosos
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou ontem na Prefeitura de Santa Rosa a primeira etapa do Curso Teórico Prático de Fiscalização de Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos. Hoje está acontecendo na Polícia Rodoviária Estadual a segunda parte do curso, que é a fiscalização em conjunto.

Estão participando da ação a Defesa Civil Estadual, Regional e Municipal, Corpo de Bombeiros, Ibama, Inmetro, Comando Ambiental, Secretaria Estadual de Fazenda, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Habitação e Mobilidade Urbana e Polícia Rodoviária Estadual, que é a responsável pelas autuações e notificações.

De acordo com o 1º Tenente da Defesa Civil Estadual, Elias Daniel Pôncio, são considerados produtos perigosos toda substância sólida, líquida ou gasosa que pelas suas características físio-químicas representem perigo a saúde das pessoas e animais, para a segurança pública ou para o meio ambiente. O tenente também salienta que todos os veículos que transportam produtos perigosos estão, ou deveriam estar, identificados com painel de segurança retangular, de cor laranja e rótulo de risco.

“Em caso de algum acidente com veículos que estejam transportando produtos perigosos, este grupo, que hoje após o encerramento da atividade receberá a certificação do curso, ajudará auxiliando em como proceder neste tipo de situação”, explica Ivo José Angnes, coordenador adjunto da Defesa Civil Regional.

Alguns exemplos de itens que se encaixam na denominação de produtos perigosos: medicamentos, agrotóxicos, gasolina, gás de cozinha, entre outros.

Impresso às 19h 46min 37s de 28/04/2024