22 de Fevereiro de de 2022
Lista de vagas foi tema de reunião com os vereadores
Na semana, ocorreu uma importante reunião na Prefeitura. A pauta tratada foi sobre as vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil. Participaram os vereadores, os secretários Ademir Rosa (Gestão) e Lires Zimmermann Führ (Educação e Cultura), técnicos da Secretaria Municipal de Educação e da Procuradoria Jurídica. Esse encontro foi para apresentar as questões técnicas e legais que regem as filas de espera a partir da implantação do novo sistema desenvolvido pela Prefeitura.

A Central de Vagas teve novos critérios estabelecidos em consonância a Procuradoria do Município após reuniões com o Ministério Público e o Poder Judiciário. A partir disso foram criadas pontuações para estabelecer a fila de espera. O modelo dá prioridade aos alunos que têm maior necessidade. Essa lista pode ser atualizada pelos pais a qualquer momento, e os dados serão checados quando o aluno for chamado. A não conformidade (dado falso) retira o aluno da fila.

Havia 868 crianças inscritas na Central de Vagas para as EMEIs no começo de fevereiro. A Secretaria Municipal de Educação promoveu uma reformulação nas 20 escolas infantis e contratou professores e monitores. Dessa forma, foi possível inserir mais 234 alunos que estavam cadastrados. Na próxima semana deve ocorrer nova chamada. Em sua apresentação aos 11 vereadores que participaram a secretária Lires explicou que, em média, durante o ano, são chamadas cerca de 500 crianças de 0 a 3 anos. Também enfatizou que todas as crianças de 4 e 5 anos residentes no município estão matriculadas.

Na oportunidade, também foi passado aos vereadores que a expectativa é que a fila fique bem menor a partir das novas EMEIS licitadas. Uma nova escola na Vila Pereira, outra nova no Bairro São Francisco e a conclusão da EMEI Andressa Ferreira, abrindo mais de 500 vagas. Também informaram a aprovação, através de programa do Governo Federal, de ampliação da EMEI Recanto da Criança, localizada na Vila Timbaúva. Serão construídas duas novas salas, e isso também permite novas vagas.

em 22/02/2022 às 17h 25min 22s

Impresso às 3h 44min 32s de 29/04/2024