28 de Janeiro de de 2022
Prefeitura desenvolve Planejamento Estratégico na saúde
Há mais de um ano a Prefeitura, através do Gabinete do vice-prefeito e da Secretaria de Gestão vem implementando o Planejamento Estratégico. As ações envolvem todas as áreas do município e visam a transparência, eficiência e modernização dos atendimentos. Todos os princípios do planejamento governamental têm como base os resultados das pactuações entre os gestores, comissões intergestores regionais e a participação popular.

Em 2021, por ser o primeiro ano da gestão, o trabalho foi bastante intenso, pois a maioria dos planejamentos são realizados visando os 04 anos de governo. Para Ademir Rosa, Secretário de Gestão, a sinergia entre a Secretaria e a FUMSSAR, faz com que os trabalhos de planejamento sejam tranquilos, aliados com todos da Gestão e também ao Conselho Municipal de Saúde, “Temos um ótimo relacionamento com os conselheiros de saúde. Assim, juntos, construímos planos que podem ser colocados em prática, sempre buscando o melhor serviço aos nossos usuários”.

Diante das legislações, foi elaborado e aprovado o Plano Municipal de Saúde/PMS, um instrumento que é norteado pelo plano de governo, pelo PPA e conferências, que são bases para a LDO e a LOA. No mês de dezembro, foi aprovado por unanimidade, a Programação Anual de Saúde – PAS, a qual apresenta as diretrizes, objetivos, metas, ações e previsões de valores para o ano seguinte. Para Elisete Tiede, Gerente de Planejamento, “Foi um ano de bastante trabalho, reuniões de alinhamento e envolvimento em diversas áreas. Além das atividades de planejamento, foram realizadas integrações de processos, projetos, habilitações de novos serviços e captação de recursos”. As prestações de contas ocorrem através dos relatórios de gestão de saúde – RDQA, que são quadrimestrais e também o relatório anual de gestão – RAG. O representante do Governo elabora o relatório detalhado referente ao quadrimestre anterior.

em 28/01/2022 às 16h 23min 23s

Impresso às 12h 19min 47s de 26/04/2024