PREFEITURA DE SANTA ROSA/RS
WWW.SANTAROSA.RS.GOV.BR

NOTÍCIAS

19 de Janeiro de de 2022
Primeira criança é vacinada contra a COVID-19 em Santa Rosa
Cauã Henrique Lorenz, 09 anos foi a primeira criança a ser vacinada contra a COVID-19 em Santa Rosa. A vacinação aconteceu nesta quarta-feira (19), na Unidade Básica de Saúde Balneária. A FUMSSAR anunciou esta semana, o início da vacinação para crianças dos 05 aos 11 anos com comorbidades. As doses estão sendo realizadas em todas as UBS mediante o agendamento prévio por telefone ou presencial.

A mãe do menino Cauã, Berenice Lorenz, dona de casa falou sobre a importância desse momento para o filho, “Nós estávamos aguardando esse momento chegar. O Cauã tem muitos problemas de saúde e assim como para nós adultos é importante a imunização, para as crianças é da mesma forma. Agora vacinado ele vai estar mais protegido e ao mesmo tempo vai estar protegendo outros ao seu redor”. As crianças que forem se vacinar precisam ir acompanhadas dos pais ou responsáveis e levar junto certidão de nascimento, cartão SUS e a caderneta de vacinação.

O Ministério da Saúde é o responsável por definir a lista das comorbidades, são elas: Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênitas; Próteses e implantes cardíacos; Talassemia; Síndrome de Down; Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3; Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Cirrose hepática e HIV.

Publicado por:
Departamento de Comunicação
(imprensa@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101
em 19/01/2022 às 16h 39min 24s

Impresso às 10h 02min 27s de 25/04/2024
http://www.santarosa.rs.gov.br/noticias_imprimir.php?id=7713