27 de Dezembro de de 2021
FUMSSAR completa 26 anos
A FUMSSAR – Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa completa nesta segunda-feira (27), 26 anos. Foi fundada no dia 27 de dezembro de 1995, com a aprovação da Lei 2.452 de autoria do então prefeito da época, senhor Osmar Gasparini Terra. O município contava no início com 4 postos de saúde. Logo em seguida, foi montada a estrutura básica de saúde passando de 4 para 9 postos de saúde e um Centro de Especialidades.

De lá para cá muito se construiu, com grandes conquistas alcançadas e avanços realizados. Tudo isto construído por vários administradores e fundamentalmente com a participação popular. As conferências municipais sempre foram instrumentos de orientação e discussão da saúde em Santa Rosa. A FUMSSAR foi criada com a missão de melhorar a saúde pública para a população por meio de políticas que assegurem o desenvolvimento de ações e serviços de acordo com as necessidades da população. No momento, a Fundação de Saúde possui a seguinte estrutura: Atenção Primária em Saúde com 18 Unidades Básicas de Saúde, Farmácia Municipal, Vigilâncias em Saúde, Centros de Atenção Psicossocial e as PICS – Práticas Integrativas e Complementares. A Rede Complementar possui: Centro de Especialidades, Centro Macrorregional TEA – Transtorno do Espectro Autista, CER II, CEREST, Hemocentro e Laboratório Municipal de Análises Clínicas. Além disso, a FUMSSAR possui um Núcleo de Ensino e Pesquisa – NEP com 25.005 horas de treinamentos em 2021. Outro serviço realizado há 15 anos é o Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade.

O presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destacou como a Fundação foi fundamental no processo dos avanços da saúde em Santa Rosa, “Todos esses avanços e conquistas aconteceram com o objetivo de colocar a saúde da população no centro das demandas. Planejando ações que fossem resolutivas e fazendo com que todos tenham acesso a uma saúde de qualidade”. A FUMSSAR teve grandes conquistas em 2021. Foi contemplada com um Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro Autista e implementou o terceiro turno em 2 Unidades Básicas de Saúde. Hoje, a Fundação conta com 411 servidores, dentre eles, 90 profissionais de saúde com especializações, mestrado e doutorado.

em 27/12/2021 às 10h 04min 07s

Impresso às 7h 34min 00s de 20/04/2024