PREFEITURA DE SANTA ROSA/RS
WWW.SANTAROSA.RS.GOV.BR

NOTÍCIAS

30 de Novembro de de 2021
Ministro participa da implementação do 3º turno em Cruzeiro do Sul
No último sábado (27), foi realizado na Unidade Básica de Saúde Cruzeiro do Sul a cerimônia de implementação do terceiro turno de atendimento. Esse atendimento que era uma promessa de campanha do Prefeito Anderson Mantei vai acontecer 05 noites por semana. O objetivo é facilitar o acesso da população que não consegue realizar seus atendimentos durante o horário comercial. Essa é a segunda UBS contemplada nesse projeto, no território do bairro Cruzeiro. A partir da próxima semana, os usuários da unidade vão poder usufruir da ampliação no atendimento.

Para o ato de implementação do serviço, estavam presentes o Ministro de Saúde Marcelo Queiroga, o Senador, Luis Carlos Heinze, o Deputado Federal, Osmar Terra e o Deputado Federal, Giovani Cherini, dentre outras autoridades da região. O ministro e os parlamentares foram recepcionados pelo prefeito Anderson Mantei e pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde, Délcio Stefan, junto com toda a equipe de saúde que trabalha no local e dos coordenadores de outras unidades. O ministro da saúde, Marcelo Queiroga destacou que o atendimento de qualidade deve ser sempre prioridade, “A Atenção Primária é umas das prioridades da gestão. Aumentamos o investimento de R$ 17 bilhões para R$ 24 bilhões. Hoje, são mais de 48 mil unidades básicas de saúde espalhadas pelo Brasil e mais de53 mil equipes de saúde da família. Nós queremos controlar a hipertensão arterial, a diabetes, o sobrepeso e é assim que faremos a revolução na saúde pública do Brasil”, afirmou.

De segunda a sexta-feira, das 17h30 às 21h30, com um cronograma diário de atendimentos multiprofissionais os usuários de Cruzeiro do Sul vão poder buscar atendimento de saúde. O objetivo é que os atendimentos sejam diferenciados e não apenas para acolhimento de demandas espontâneas. Além da busca ativa, as equipes de saúde farão marcação de consulta odontológica e construção de Projeto Terapêutico Singular com diversos tipos de tratamento, como saúde mental e saúde do trabalhador. Essa é a segunda unidade de saúde a implementar o formato de turno estendido, o projeto-piloto já funciona na primeira unidade, na UBS Júlio de Oliveira, desde outubro deste ano. Para o Prefeito, Anderson Mantei este projeto vem para trazer mais qualidade de vida para a população, “Esta é mais uma ação do plano de governo que se concretiza, atendendo a uma demanda da comunidade e dos trabalhadores para aprimorar o cuidado em saúde na Cruzeiro do Sul”.

O cronograma diário de atendimentos, no terceiro turno vai incluir consultas odontológicas, solicitação de exames, acompanhamento de gestantes (pré-natal), acompanhamento de pacientes crônicos e vacinação, oportunizando para a comunidade realizar também as práticas integrativas e complementares (PIC’s). O presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, agradeceu a presença das autoridades e falou sobre a importância de mais esta ampliação nos serviços de saúde do município, “Nosso objetivo é colocar a saúde da população no centro das demandas. Planejando ações que sejam resolutivas e fazendo com que a UBS se adapte, ainda mais com a realidade local”. A UBS Cruzeiro do Sul atende aproximadamente cinco mil pessoas. Fazem parte da equipe de Saúde da Família: médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e agentes comunitários de saúde, o local também conta com uma equipe multiprofissional composta por psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, professor de educação física, além da residência médica e multiprofissional.

Publicado por:
Departamento de Comunicação
(imprensa@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101
em 30/11/2021 às 09h 39min 13s

Impresso às 18h 04min 06s de 19/04/2024
http://www.santarosa.rs.gov.br/noticias_imprimir.php?id=7637