25 de Novembro de de 2021
Prefeitura realiza ações no Novembro Azul
Diversas atividades de conscientização estão sendo realizadas pela Prefeitura no Novembro Azul. A intenção é falar sobre o câncer de próstata, prevenção, causas e tratamentos. Durante todo o ano, a Fundação Municipal de Saúde realiza ações com a comunidade, que são intensificadas no mês de novembro. A intenção é a conscientização do público masculino para cuidar da saúde.

Entre palestras e atividades na comunidade, também foram entregues lembranças para os homens, alertando sobre a importância de fazer os exames de rotina. A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa oferece pelo SUS, a realização de exame que faz o diagnóstico da doença, orientações quanto à prevenção e o tratamento, tanto do câncer de próstata, como outros cânceres e doenças. São passadas orientações também, quanto à alimentação, atividade física e dicas para obter uma vida mais saudável. A Dra. Fabiana Breitenbach, Diretora da Gestão da Atenção Primária em Saúde, destaca que as ações de conscientização seguem o ano todo, assim como, a realização dos exames, “Estamos sempre trabalhando com a conscientização, visando a prevenção e também a educação para a saúde”.

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Quando houver algum sintoma ou alteração, procure a UBS mais próxima e realize os exames de rotina anualmente. Cuide-se, a prevenção salva vidas.

em 25/11/2021 às 13h 34min 01s

Impresso às 15h 38min 52s de 28/03/2024