14 de Outubro de de 2021
Santa Rosa sedia o XII Fórum Gaúcho de Arborização
Santa Rosa vai sediar o XII Fórum Gaúcho de Arborização Urbana. O evento vai ser realizado pela prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - SBAU. As atividades vão ser realizadas no hotel Imigrantes, de forma online e presencial. O objetivo do fórum é desenvolver a economia local, promover difusão do conhecimento e a troca de experiências técnicas, incentivar melhorias ambientais, fomentar o turismo e promover o desenvolvimento local e regional. O evento vai acontecer nos dias 21 e 22 de outubro.

Depois de concorrer com Caxias do Sul, Santa Rosa foi o município escolhido para sediar o evento. O ponto decisivo para a escolha feita pela comissão do Fórum, foi a história da “Árvore Lunar”, localizada no Parque de Exposições. A XII edição do Fórum vai abordar o tema: "Insolação e Sombra: dilema cultural". O foco é a mudança de conceitos em relação ao meio ambiente e arborização urbana para trazer mais qualidade de vida aos cidadãos santa-rosenses. Na quinta-feira (21), o evento inicia com palestras e debates que seguem durante o dia. Os principais assuntos abordados são: histórico ambiental de Santa Rosa, arborização, sombreamento e conforto ambiental térmico, educação ambiental e arborização urbana, ações de responsabilidade social e uso de tecnologias voltadas para a arborização urbana, legislação federal, estadual e municipal aplicada à arborização urbana, conflitos com elementos urbanos e poda e uso de espécies nativas em arborização urbana. Na sexta-feira (22), os participantes vão ter atividades práticas, oficina de manejo de árvores, palestras e debates. Na parte da tarde vão fazer um City Tour em pontos turísticos da cidade e uma visita técnica ao parque de exposições para conhecer a Árvore Lunar.

Para o Secretário de Meio Ambiente, João Carlos Dorneles, Santa Rosa é um ponto de referência para as demais cidades da região, “Queremos incentivar cada vez mais os profissionais a buscarem cursos de orientação e conhecimento técnico. Participar do Fórum é uma grande oportunidade de conhecimento e aprendizado para aperfeiçoar técnicas que são utilizadas no dia a dia”. Os profissionais da área podem realizar a inscrição pelo site: www.forumdearborizacao.com.br. O Fórum integra os arboriculturistas do Rio Grande do Sul e pela tradição de excelentes debates, atrai também profissionais de várias áreas e diferentes estados do Brasil.

em 14/10/2021 às 17h 05min 04s

Impresso às 8h 28min 10s de 30/04/2024