29 de Setembro de de 2021
1º Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista
Nesta terça-feira (28), foi realizado o 1º Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista em Santa Rosa. O evento ocorreu no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges e foi organizado pela Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa em parceria com o Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo.

O seminário contou com a participação de profissionais da educação, entidades e autoridades. Mais de 750 pessoas participaram, sendo 360 de forma presencial e demais online. O objetivo do seminário foi oportunizar conhecimento sobre o autismo, o diagnóstico e os serviços oferecidos em Santa Rosa. No evento, foi apresentado o serviço e a equipe do Centro Macrorregional em TEA, que está atuando desde o início de setembro. O Centro oferece retaguarda assistencial e suporte técnico-pedagógico para as equipes de 79 municípios da macrorregião de saúde por meio de matriciamento, nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Durante o seminário, o presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destacou a importância do Centro Macrorregional, “Através do programa TEAcolhe, o Centro Macrorregional se tornou realidade em Santa Rosa. Ele veio para agregar no serviço que já vinha sendo oferecido junto aos profissionais da FUMSSAR, Secretaria de Educação e Assistência Social, sempre buscando o melhor para os nossos usuários e famílias e aperfeiçoando nossos serviços para mais municípios da nossa macrorregião”. Ao longo da programação, foram tratados diversos temas com referência ao autismo. A neuropediatra, Dra. Raquel Binkowski palestrou sobre o tema: "Transtorno do Espectro Autista: do diagnóstico ao tratamento - Aspectos Médicos". Estudantes fizeram uma apresentação artística que falava sobre as diferenças e a equipe Macrorregional em TEA falou sobre o Desenvolvimento da pessoa com Autismo.

O Prefeito Anderson Mantei, destacou que oportunidades como a do seminário para discutir a pauta, e o centro para qualificar o atendimento do autismo, são ações que fazem parte do plano de governo, “Estamos muito contentes e realizados por proporcionar para as famílias e para a região missioneira, um serviço de excelência, mostrando para a sociedade brasileira um trabalho com união, feito em conjunto por diversos profissionais que estão construindo diariamente uma história que será lembrada, por seu êxito e relevância”.

O deputado Eduardo Loureiro teve sua participação online no seminário e parabenizou a gestão municipal pelo comprometimento com esta causa e pela realização do seminário estadual com este tema tão importante e necessário. O evento contou também com a presença da Secretária de Saúde Adjunta da SES/RS, Ana Costa, que estava representado também, o governo do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, ela falou sobre o programa TEAcolhe e destacou que o seminário foi um momento histórico e que através dele, muitas famílias serão alcançadas e colherão os frutos deste trabalho, “Parabenizamos Santa Rosa pela gestão e pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido, com a parceria de tantas secretarias e profissionais em prol dos autistas”.

O Centro Macrorregional em TEA fica junto ao CEREST Fronteira Noroeste, a Farmácia Municipal e ao Centro de Práticas Integrativas e Complementares e atua de segunda à sexta-feira das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o autismo afeta 70 milhões de pessoas no mundo.

em 29/09/2021 às 14h 11min 55s

Impresso às 11h 19min 29s de 20/04/2024