PREFEITURA DE SANTA ROSA/RS
WWW.SANTAROSA.RS.GOV.BR

NOTÍCIAS

23 de Setembro de de 2021
Semana Nacional de Trânsito
De 18 a 25 de setembro acontece a Semana Nacional de Trânsito. O tema deste ano proposto pelo CONTRAN, “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, está sendo abordado em todo o país. Em Santa Rosa, ações estão sendo feitas para conscientização da comunidade. O objetivo é incentivar e promover junto à sociedade um trânsito mais seguro.

O Departamento de Trânsito de Santa Rosa está realizando atividades voltadas para a conscientização dos condutores, através de um convênio com a Brigada Militar. Palestras estão sendo realizadas, assim como, panfletagens para alertar os motoristas a dirigirem com mais segurança e atenção. O Diretor de Trânsito e Mobilidade, Paulo Kunkel comentou o quanto Santa Rosa tem crescido e como os trajetos estão mais intensos, “Cada um de nós, como condutores de veículos, precisa avaliar nossa forma de condução no trânsito, precisamos estar mais atentos e saber que fazemos parte de todo contexto. As dificuldades da conscientização, estão relacionadas a consciência de cada um em saber auxiliar uma emergência, dirigir com espírito de ajudar o próximo, planejar o trajeto, cada condutor precisa se integrar no processo de trânsito”.

O número de veículos e condutores aumentou consideravelmente em um curto período de tempo e o principal problema de trânsito tem sido a ansiedade do condutor no volante. Desta forma, a conscientização deve ser o foco principal do motorista. O Departamento de Trânsito do município tem planejamento a médio e longo prazo para melhorar o fluxo na cidade. A criação de um centro de distribuição na área industrial para desviar os caminhões da cidade, vias de ligação entre Avenida América e Expedicionário Weber e vias da Expedicionário Weber até a RS, são opções de trânsito descentralizado. Mesmo com opções de fluxo, o condutor precisa ter a consciência sobre as próprias ações de condução no trânsito. Atenção dos pedestres ao atravessar a faixa de segurança e atenção do motorista ao se aproximar da faixa. Hoje é possível que as pessoas programem o trajeto com mais segurança e atenção. Respeitar as regras de trânsito e ter consciência dos atos evita acidentes e salva vidas.

Publicado por:
Departamento de Comunicação
(imprensa@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101
em 23/09/2021 às 14h 24min 20s

Impresso às 7h 50min 30s de 24/04/2024
http://www.santarosa.rs.gov.br/noticias_imprimir.php?id=7549