13 de Setembro de de 2021
Chama Crioula é recebida em Santa Rosa
No último domingo(12), ocorreu a abertura oficial da Semana Farroupilha em Santa Rosa. Durante o ato, foi realizada a recepção e distribuição da centelha da Chama Crioula para as entidades tradicionalistas. A atividade foi realizada pelo Poder Executivo, Brigada Militar e entidades tradicionalistas em parceria com as Secretarias de Educação e de Agricultura.

A Chama Crioula foi distribuída, no início de setembro, em Eugênio de Castro para as entidades da 3ª Região Tradicionalista. Nesse ano, a Chama Crioula foi trazida para Santa Rosa por um grupo de cavalarianos do CTG Rancho Crioulo do Lajeado Tarumã, CTG Sepé Tiarajú e Piquete Esteio do Rio Grande. Na solenidade, a chama foi entregue para a senhora Fátima Solange de Almeida, representando o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e ao prefeito Anderson Mantei, para o acendimento do Candeeiro Crioulo. O prefeito destacou sua gratidão aos cavalarianos que trouxeram a chama para Santa Rosa, por cultivarem a tradição, trabalhando para que as crianças e jovens tenham um bom exemplo, “Essa chama traz união, colaboração, companheirismo e convivência pacifica, que é o que nós queremos para o nosso povo gaúcho. Que tenhamos no nosso coração tudo aquilo que foi feito para que o Rio Grande do Sul fosse respeitado, reconhecido culturalmente e levado adiante por todo o nosso planeta. O planeta Terra respeita nossa gente porque nós respeitamos a nossa cultura, nossas famílias e respeitamos o que os nossos antepassados fizeram por nós”.

Cerca de 100 cavalarianos participaram do ato. Este ano, o tema dos Festejos Farroupilhas foi “Caminhos De Anita”, em comemoração ao bicentenário da heroína da Guerra dos Farrapos. As autoridades juntamente com o prefeito, realizaram a entrega da Centelha da Chama Crioula para os representantes das entidades tradicionalistas. A Chama Crioula percorreu a cidade e foi entregue aos diversos Centros Tradicionalistas de Santa Rosa. O encerramento dos Festejos Farroupilhas será no dia 20 de setembro, às 18h, no CTG Rancho Crioulo do Lajeado Tarumã.

em 13/09/2021 às 17h 20min 02s

Impresso às 14h 14min 02s de 19/04/2024