16 de Junho de de 2021
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST
Entre os importantes serviços realizados pela Fundação Municipal de Saúde está o atendimento do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). A unidade de Santa Rosa é regional (SUS). São atendidos profissionais formais dos setores privados e públicos, autônomos e desempregados acometidos de doença relacionada ao trabalho. O encaminhamento acontece pela Rede Básica de Saúde, através das UBS’s.

O trabalhador recebe o atendimento de uma equipe multiprofissional que realiza um diagnóstico do estado de saúde. Constatada a relação da doença com o trabalho, o usuário é encaminhado a outros serviços especializados da rede SUS. A coordenadora do CEREST, Flávia Albuquerque, explica como o Centro funciona, “O CEREST atua através de três núcleos: assistência, educação e vigilância, que são as missões essenciais da saúde do trabalhador no SUS, tendo como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população trabalhadora por meio de ações de prevenção, reabilitação e planejamento de estratégias visando o fortalecimento do cuidado ao trabalhador”.

O objetivo é a prevenção de acidentes, agravos e doenças relacionadas ao trabalho, numa área de abrangência que envolve 22 municípios. Desde o início da pandemia, o CEREST tem atuado junto aos estabelecimentos dos diversos ramos produtivos do município, visando qualificar e aproximar as ações de saúde do trabalhador no enfrentamento à COVID-19. São realizadas fiscalizações, através de visitas e acompanhamento semanalmente dos casos de síndromes gripais. Também são realizadas inspeções sanitárias em saúde do trabalhador, atividades educativas, vigilância durante todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana e orientações junto aos estabelecimentos industriais, comerciais e educacionais.
De janeiro a maio de 2021 o CEREST realizou 430 consultas por equipe multiprofissional e 128 exames auditivos. São realizadas também atividades educativas, inspeções sanitárias em saúde do trabalhador, inspeções sanitárias em escolas públicas e privadas, entre outras. O CEREST fica localizado na Rua Boa Vista, 335, Centro - Santa Rosa e o atendimento é de Segunda à sexta-feira, das 7:30h às 11:30h e das 13:30h às 17:30h.

em 16/06/2021 às 17h 22min 52s

Impresso às 16h 03min 06s de 28/04/2024