16 de Junho de de 2021
Prefeitura prepara programação de 90 anos
No dia 10 de agosto desse ano, Santa Rosa completa 90 anos. Mesmo com as restrições das atividades em função da pandemia, uma programação está sendo organizada pela Prefeitura para celebrar a data. Escolas, entidades, instituições e voluntários estão sendo acionados para contribuir com as comemorações.

Algumas ações e projetos começaram a ser desenvolvidos para a programação que vai ocorrer nas duas primeiras semanas do mês de agosto. O Prefeito Anderson Mantei, ressalta que com todos os cuidados necessários, serão realizados atos, para marcar a data, “São 9 décadas de história de um povo que trabalhou muito pelo crescimento e desenvolvimento de Santa Rosa, nós temos muito orgulho dessa trajetória, por isso, estamos organizando ações que marquem e celebrem esses 90 anos”.

Os líderes religiosos foram convidados para fazer uma benção ao município no dia 02 de agosto. O Culto Ecumênico será transmitido do Centro Cívico às 9h 30min da manhã. Lives, ações sociais, atividades nas escolas, plantio de árvores, entre outras ações estão sendo planejadas. Em celebração aos 90 anos, a Prefeitura vai trabalhar com o slogan “Santa Rosa melhor cidade para se viver”. A Secretária de Comunicação, Lisandra Steffen, destaca que todas entidades que quiserem realizar ações podem entrar em contato com a Prefeitura para participar da programação oficial, “Não temos como saber qual será a situação da pandemia em agosto, mas não queremos que esta importante data passe em branco, por isso estamos organizando atividades seguindo todos os protocolos. Convidamos todo comércio, empresas, entidades, instituições e a comunidade para que desenvolvam suas ações e celebrem o aniversário de nossa cidade”.

Dentro da programação, até o momento, também está a abertura da Gibiteca com a voluntária Lusan Traesel e algumas apresentações de entidades que estão sendo organizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia também está envolvida na organização com as entidades, que respeitando os protocolos, vão realizar atividades. No dia 10 de agosto, será lançado o “Projeto Papo 90 - Resgatando nossa história” organizado pelo Hortigranjeiros em parceria com a Prefeitura. A proposta principal é identificar 90 personalidades, a partir da gravação de entrevistas em vídeo, registrar histórias relevantes para o desenvolvimento de Santa Rosa. A viabilização do projeto se dá através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), através da produtora cultural Lucano Cultura e Marketing por meio do Pró Cultura RS, com patrocínio da Cotrirosa e da Coopermil. A ideia é que os materiais produzidos por meio das entrevistas gravadas para o projeto estejam disponíveis à comunidade a partir do aniversário.

Já a Secretaria de Educação está realizando uma ação com os alunos. A proposta é que os estabelecimentos de ensino incentivem os estudantes a produzir poemas com o tema "90 anos de Santa Rosa". Cada escola definirá a seu critério e seguindo categorias pré-estabelecidas. Essas produções deverão ser enviadas através de um vídeo onde os alunos farão a leitura ou declamação de seu poema. Este projeto envolverá estudantes de todo ensino fundamental, médio, técnico, EJA e Curso Normal e fará parte da programação oficial de homenagem aos 90 Anos de Santa Rosa.

em 16/06/2021 às 16h 28min 01s

Impresso às 22h 33min 20s de 28/04/2024