15 de Junho de de 2021
FUMSSAR realiza capacitação em Segurança no Trabalho
A Fundação Municipal de Saúde realizou uma capacitação para a Comissão Gestora Multidisciplinar do Plano de Prevenção de Acidentes. A capacitação foi realizada em parceria com o Hospital Vida & Saúde e foi ministrada pela Líder de Segurança do Trabalho do hospital, Ana Eloisa Escher. O foco foi a implementação de medidas de proteção e segurança para a saúde dos trabalhadores.

Os acidentes de trabalho com material biológico apresentam alta incidência entre os profissionais de saúde. Diante disso, a Norma Regulamentadora estabelece a elaboração de um plano de prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes. A comissão é composta por servidores de diferentes cargos/funções que representam setores estratégicos da fundação, sendo no total 10 membros titulares e 10 suplentes.

O objetivo é através da criação do plano de prevenção de acidentes, implementar ações pertinentes às etapas de especificação, adoção, manuseio, acondicionamento e descarte dos perfurocortantes em serviços de saúde. Adotar o uso de materiais com dispositivos de segurança, realizar mudanças na organização e nas práticas de trabalho para eliminar ou minimizar o máximo possível as situações de risco e acidentes de trabalho com probabilidade de exposição a agentes biológicos.

Para o Técnico em Segurança do Trabalho, Marcos da Silva, a comissão vem agregar no trabalho que já vinha sendo realizado, “Com uma formação multidisciplinar, que visa facilitar o entendimento dos processos de trabalho, aliado ao conhecimento técnico e profissional de cada membro, será possível avançar ainda mais na prevenção de acidentes e na melhoria da qualidade de vida no trabalho”. Ações de segurança e saúde dos trabalhadores vinham sendo realizadas também pela Segurança do Trabalho da FUMSSAR, agora com a Comissão Gestora Multidisciplinar, além do cumprimento de um requisito legal, será possível a ampliação das atividades de prevenção. Além disso, serão realizadas campanhas de conscientização para os trabalhadores em relação a saúde e segurança.

em 15/06/2021 às 15h 18min 02s

Impresso às 19h 39min 34s de 24/04/2024