28 de Maio de de 2021
Dia Mundial Sem Tabaco
Trinta e um de maio é considerado o Dia Mundial sem Tabaco. Esta data serve para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, uma doença crônica, causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. O tema deste ano lançado pela OMS – Organização Mundial da Saúde, enfatiza o “Compromisso de parar de fumar durante a COVID- 19”, chamando a atenção para a decisão de milhares de tabagistas, que devido à pandemia, decidiram querer largar o cigarro.
Como em outras infecções virais, fumantes com COVID-19 estão mais propensos a ter complicações, quadros mais graves e maior taxa de mortalidade. Outro aspecto negativo desta relação Cigarro e Coronavírus, diz respeito à contaminação, pois, o fumante toca com maior frequência os lábios e para fumar é preciso retirar a máscara.
O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável no mundo. Estima-se que 02 bilhões de pessoas sejam fumantes. No Brasil, 20 milhões de pessoas fazem uso de tabaco, cerca de 08 milhões de pessoas morrem por ano e mais de 07 milhões dessas mortes resultam do uso direto do tabaco, enquanto cerca de 1,2 milhões é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.
Em Santa Rosa, no ano de 2020, foram registrados 122 casos de óbito por câncer, sendo 14 por neoplasia maligna dos brônquios e pulmões. Dados parciais de 2021 apontam 44 mortes por neoplasia maligna, sendo 07 mortes por neoplasia maligna dos brônquios e pulmões (VISA/FUMSSAR, 2021). O presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, Délcio Stefan, destaca o papel do município nesta força-tarefa, “Nosso objetivo é trabalhar cada dia mais, a conscientização dos dependentes de nicotina, para que busquem ajuda e deixem este mau hábito de lado, tendo assim uma vida mais saudável”.
A dependência de nicotina faz com que essas pessoas estejam expostas a substâncias tóxicas da fumaça do tabaco (fumantes ativos e passivos) ficando vulneráveis a desenvolverem doenças graves, do tipo: cardiovasculares, pulmonares obstrutivas crônicas, câncer e muitas outras. O fumo passivo consiste na inalação da fumaça do tabaco, que possui 4720 diferentes substâncias tóxicas, sendo 40 comprovadamente cancerígenas. A fumaça possui 03 vezes mais nicotina, monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que aquela que o fumante ativo inala.
O tratamento de combate e prevenção ao tabagismo está vinculado ao SUS. O tabagista que deseja parar de fumar deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e/ou o CAPS AD - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas para receber o tratamento adequado. A Assistente Social e Coordenadora do CAPS AD – Movimento, Márcia Dineia Quinsani explica como funciona esse tratamento, “O paciente chega no CAPS AD e é avaliado por uma equipe multiprofissional que verifica qual o procedimento mais indicado para cada usuário. Esse tratamento envolve uma abordagem cognitiva comportamental e se necessário o uso de medicamentos, que são: adesivos transdérmicos e bupropiona”.
Nos anos de 2020 e 2021 não foi possível a formação de grupos de tratamento contra o tabagismo, por conta do distanciamento social, mas foi disponibilizado o tratamento em duplas ou individual obtendo da mesma forma um resultado satisfatório. A dona de casa Clair Aparecida Mix Schmitt, hoje ex-fumante, realizou o tratamento no CAPS AD – Movimento e conta como foi sua experiência, “Eu tentei várias e várias vezes parar de fumar, mas não conseguia porque era muito difícil. Foi aí que eu procurei ajuda no CAPS AD, onde fui muito bem acolhida e comecei fazer o tratamento com muita força de vontade e com a ajuda da medicação e adesivos. Com o passar do tempo, consegui largar o cigarro que me fazia tão mal. Foi uma coisa muito boa que me aconteceu. Agradeço muito por tudo, estou muito feliz e gostaria, através do meu depoimento, incentivar mais pessoas a fazerem o mesmo”.
O CAPS AD – Movimento atende todo o munícipio de Santa Rosa e todas as faixas etárias. O horário de atendimento é das 08h às 18h sem fechar ao meio-dia de segunda a sexta-feira. A Política Municipal de Prevenção e Controle ao Tabagismo está sob a coordenação da Assistente Social Márcia Dineia Quinsani e do Terapeuta Ocupacional Carlos Eduardo Matheis. O Centro fica localizado na Av. Flores da Cunha, 1321, Cruzeiro, Santa Rosa e o telefone para contato é o (55) 3513-5158.

em 28/05/2021 às 15h 58min 14s

Impresso às 3h 46min 37s de 29/03/2024