5 de Abril de de 2021
Prefeito assina Decreto em prol dos Autistas
Os autistas da Santa Rosa acabam de vencer mais uma importante luta. Nesta manhã, o prefeito Anderson Mantei assinou o Decreto nº47 de 05 de abril para emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista(CIPTEA). Essa era uma antiga demanda da Associação dos Autistas de Santa Rosa.

Com base na Lei Federal nº12.764, ficou determinado que todo o autista poderá ter uma carteira de identificação. O objetivo é garantir a atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial na área da saúde, educação e assistência social. Durante o ato que contou com a Presidente da Associação dos Autistas de Santa Rosa, Ana Paula Calixto e o esposo vereador Douglas Calixto, o prefeito destacou que essa era uma de suas prioridades, “Está entre minhas prioridades, ter um olhar sempre diferenciado por causas como a dos autistas. Me emociono em me colocar no lugar das famílias, e sei o quanto esse ato vai poder auxiliar as atividades do dia a dia”.

Para Ana Paula Calixto, esse decreto significa um grande avanço. Ela destaca que ele é de suma importância pois muitos tem dificuldade em aguardar e a espera pode gerar ansiedade, “Essa conquista é muito importante para todos. Nós agradecemos muito o prefeito por ter priorizado esse grande avanço para todos autistas e familiares de Santa Rosa”. Para fazer a carteira o responsável legal ou cuidador deverá apresentar requerimento na Fundação Municipal de Saúde para emissão e expedição do documento.

em 05/04/2021 às 15h 34min 27s

Impresso às 23h 48min 20s de 19/04/2024