23 de Fevereiro de de 2021
Prefeito quer prioridade na obra do aeroporto
A obra necessária para que o aeroporto possa ser liberado pela ANAC para voos comerciais está sendo realizada desde 04 de fevereiro. A remoção de vegetação era uma exigência do Órgão para a manutenção dos voos. Essa é uma prioridade no Governo de Anderson Mantei, por isso, o trabalho está sendo intensificado pelas Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Agricultura.
Ao todo mais de 4.500 árvores estão sendo retiradas, conforme licenciamento ambiental emitido pela FEPAM em janeiro desse ano. Dentre elas, 42 butiazeiros e 3 Ficus Iushnathiana foram transplantados para o Polo Multisetorial. Segundo o Prefeito Anderson Mantei, “Essa grande obra está sendo realizada por várias secretárias há cerca de 1 mês. Ela é fundamental para que a estrutura do espaço possa estar preparada para ampliação”. O Prefeito destaca também que para a ampliação do aeroporto é necessário que 140 metros, para cada lado do eixo da pista, estejam livres de obstáculos. A retirada dessa vegetação, já antecipa parte dessa futura infraestrutura necessária.
Oitenta por cento da obra foi concluída. Ao todo, a área de remoção representa 5,88 hectares e deve ser finalizada no início de março. O próximo passo para ampliação do aeroporto é aprovação do projeto pela Secretaria Nacional de Aviação Civil. Essa é uma das pautas que o Prefeito Anderson quer tratar na viagem para Brasília que deve fazer nos próximos dias, “O aeroporto é uma de nossas prioridades, pois entendemos como peça fundamental para o desenvolvimento da região”. A Prefeitura também está aguardando a liberação da Licença Prévia de Ampliação da FEPAM.
Após essas liberações, e devidas obras de ampliação, o aeroporto vai poder receber aeronaves maiores. A pista passará dos 1.200x30m existentes para 1.630x30 de pista pavimentada e uma faixa de pista preparada(para áreas de escape e segurança de 1.750x280m). Com isso, o aeroporto poderá receber aeronaves modelo ERJ 195E2 com capacidade para 146 passageiros. O aeroporto terá novo terminal de passageiros com 1.447,60m² que terá capacidade para atender usuários de dois voos simultâneos.

em 23/02/2021 às 16h 58min 42s

Impresso às 20h 01min 52s de 23/04/2024