17 de Dezembro de de 2018
EMEF Marques do Herval comemora a ampliação da Escola

A data de 12 de dezembro de 2018 ficará marcada na história da EMEF Marques do Herval, localizada na Vila Balneária. Juntamente com as atividades festivas natalinas da Escola, a Administração Municipal entregou oficialmente para a comunidade escolar um novo pavimento construído com recursos próprios do Município.

Na oportunidade estiveram presentes o Vice Prefeito, Dr. Luis Antônio Benvegnu, a Secretaria de Desenvolvimento Educacional Lires Zimmermann Fuhr, o Secretario de Desenvolvimento de Infraestrutura Urbana, Rodrigo Burkle, o Engenheiro responsável pela execução da obra, Luis Fernando Cadó Marzari, a Diretora da Escola Edna Schedler, a Presidente do Conselho Escolar Sra. Luciana Ludwig, a Presidente do CPM Luciane Ramos, o Presidente da Associação de Moradores Sr. Albino Pires, além de professores, funcionários, alunos, pais e comunidade em geral.

A Prefeitura Municipal investiu aproximadamente R$ 460 mil reais, na construção de um novo pavimento contando com refeitório, cozinha, despensa, lavanderia, saguão coberto, calçadas e intervenção no pátio da Escola.

A ampliação da escola já era necessária, mas se tornou indispensável a partir de 2017, quando passou a atender os alunos das séries iniciais em tempo integral. Esse foi um desafio enorme, sendo necessário readequar todo o funcionamento da escola.

Neste sentido, a Administração Municipal deu o suporte com o fornecimento de merenda escolar, quadro completo de professores e funcionários qualificados para atender esta demanda, transporte escolar para alunos que necessitam, material didático e pedagógico entre outras adequações.

Os resultados são visíveis na satisfação dos alunos e das famílias contempladas com as vagas para os filhos. As vagas são limitadas, mas a procura pela escola é grande, inclusive por famílias que residem em outros bairros da cidade. Atualmente a escola atende 183 alunos, sendo que 93 estão em tempo integral.
Aceitar desafios parece ser uma marca registrada da Marques do Herval. Desde 2017 os professores vem participando das formações do Conecta, que consiste na utilização da tecnologia digital nos processos de gestão e de ensino e aprendizagem.

E, neste ano, a escola tornou-se um dos projetos piloto do Conecta, oportunidade em que todos os professores tiveram 16 horas de formação. Isso possibilitou que as aulas se tornassem mais interessantes com a utilização da tecnologia digital, o que vem se revertendo em maior satisfação e melhoria na aprendizagem dos alunos .
A Marquês do Herval também se destaca no esporte, inclusive vem conquistado diversos títulos nas Olimpíadas Municipais e em outras atividades esportivas.Também possui grande afinidade com as artes.

O quadro de profissionais qualificado e comprometido e os alunos dedicados e interessados em estudar são responsáveis por ótimos índices de aprendizagem neste educandário!

Outro aspecto importante a ser considerado é que ao longo dos anos a comunidade vem crescendo e novos loteamentos nas proximidades acomodaram um número ainda maior de famílias com filhos que necessitam de vagas para estudar.

A Secretária de Desenvolvimento Educacional Lires Zimmermann Fuhr diz que ciente desta realidade a Administração Municipal assumiu como uma de suas prioridades a ampliação desta escola para atender aos alunos, professores e toda a comunidade escolar com espaço maior e de forma mais qualificada.

“Com toda a certeza podemos dizer que esta obra é uma conquista conjunta da comunidade escolar e da Administração Municipal que não mediu esforços para transformar este sonho em realidade”.

A Escola e a Comunidade na qual está inserida, unindo forças e trabalhando para superar as dificuldades, tem grande importância para a melhoria da educação e da qualidade de vida de todos os cidadãos do seu entorno, a exemplo do que acontece na Marquês do Herval.

É impossível separar escola, família e comunidade, pois, se o indivíduo é aluno, filho e cidadão ao mesmo tempo, a tarefa de ensinar não compete apenas à escola, porque o aluno aprende também através da família, dos amigos, das pessoas que ele considera significativas, dos meios de comunicação, do cotidiano. Sendo assim, é preciso que professores, família e sociedade tenham claro que a escola precisa contar com o envolvimento de todos.

O Vice Prefeito, Dr. Benvegnu diz que frente a grande demanda da escola faz-se necessário mais uma etapa de ampliação e a Secretaria de Desenvolvimento Educacional, juntamente com a Administração Municipal, não medirão esforços para viabilizar recursos junto aos órgãos competentes para atender mais esta necessidade da comunidade escolar.

Parabéns a Direção e toda a equipe de profissionais da EMEF Marquês do Herval pelo excelente trabalho realizado e que a escola possa seguir fazendo a diferença na vida de todos que passam por ela e continuar contribuindo para o desenvolvimento e o progresso de nosso Município, da nossa região e do nosso País.

Impresso às 12h 04min 40s de 29/03/2024