PREFEITURA DE SANTA ROSA/RS
WWW.SANTAROSA.RS.GOV.BR

NOTÍCIAS

10 de Maio de de 2018
Sábado é “Dia D de Vacinação contra a Gripe na rede pública


Neste sábado, 12 será o “Dia D” para a vacinação da Influenza (gripe) na rede pública de saúde no município. Portanto todos os postos de saúde estarão abertos das 8h da manhã às 17 horas, sem fechar ao meio-dia, exclusivamente para vacinação. A exceção é para os postos de saúde de Sete de Setembro, Manchinha e Guia Lopes que estarão vacinando das 8h às 12h.

Devem vacinar-se  idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes em qualquer fase da gravidez, mulheres que tiveram bebê a menos de 45 dias (puérperas), trabalhadores de saúde, professores e pessoas portadoras das seguintes doenças crônicas: diabetes; obesidade mórbida; doenças neurológicas crônicas; doenças crônicas do coração, pulmão, fígado, ou rins; transplantados, portadores de imunodeficiência e portadores de trissomias.

É importante que as pessoas do público alvo não esqueçam de procurar o posto de saúde levando o sua carteira de vacina, para que o mesma possa ser avaliada quanto a necessidade de vacinas adicionais.   

Quanto às pessoas portadoras de doenças crônicas, é importante que elas apresentem atestado ou prescrição médica que comprove sua doença no ato da vacinação.

Salienta-se que os profissionais de saúde devem procurar o posto de saúde de sua residência, apresentando comprovante da sua atividade (crachá institucional/carteira profissional/declaração assinada pelo responsável técnico da instituição). Os professores deverão se dirigir ao posto de saúde ao qual sua escola está vinculada territorialmente para receber a vacina, apresentando comprovante de sua atividade (crachá institucional/carteira profissional/contracheque).     

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação  iniciou no dia 23 de abril  passado e continua até o dia 01 de junho, e até o momento, o município de Santa Rosa registrou 8142 doses aplicadas, atingindo 50% da meta. Foram vacinados 1276 crianças (33% da meta), 699 trabalhadores (35%), 309 gestantes (41%), 68 puérperas (55%), 5315 idosos (61%) e 475 professores (62% da meta).

A FUMSSAR salienta sobre a necessidade do público-alvo  vacinar-se.meta é vacinar 90% deste público, evitando assim as complicações, internações e mortalidade decorrentes da gripe.


Publicado por:
Departamento de Comunicação
(imprensa@santarosa.rs.gov.br) - (55) 3511 - 5101

Impresso às 2h 54min 42s de 27/04/2024
http://www.santarosa.rs.gov.br/noticias_imprimir.php?id=6834