10 de Janeiro de de 2017
Museu Municipal de Santa Rosa aguarda sua visita

Instalado desde agosto de 2003 no prédio da antiga estação ferroviária, na zona central da cidade, o Museu Municipal de Santa Rosa oferece seus atrativos aos inúmeros visitantes. Nesta edificação datada dos idos de 1940, o Museu abriga recortes de nossa história e objetiva fornecer momentos de cultura e lazer aos visitantes, sejam eles conterrâneos ou forasteiros.

Seu acervo contempla diferentes cenários, tais como:
Utensílios indígenas, provenientes do antigo Museu Vicente Cardoso;
Peças da estação ferroviária, inaugurada em 12 de maio de 1940;
Instrumentos utilizados nas primeiras igrejas da Vila 14 de Julho, embrião do futuro município de Santa Rosa;
Um armazém de secos e molhados, típica casa comercial dos meados do século 20 que vendia tecidos, ferragens, louças, alimentos, etc;
Um gabinete de prefeito, resquício de nossa antiga prefeitura;
Uma sala de aula dos anos 40;
Uma antiga residência, composta de sala, dormitório e cozinha.

Além destas peças e cenários, o Museu contempla também o Arquivo Histórico Municipal, que reúne um acervo de aproximadamente quinze mil fotografias, vários exemplares dos jornais A Serra, Noroeste e Gazeta Regional (além de outros periódicos sediados em nosso município), e inúmeros documentos utilizados ao longo da história pela prefeitura municipal.

O Museu Municipal de Santa Rosa está aberto de segundas a sextas, das 8h30min às 14h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Maiores informações e agendamento de turmas pelo telefone 3511-7660.

Impresso às 1h 44min 02s de 12/05/2024